Educação ambiental técnica: clubes de ecologia e oficinas ambientais estudo de caso: município de Itaara - RS
Abstract
A ambiência em que se vive está em constantes mudanças, por assoreamentos, enchentes,
poluições, sejam naturais ou provocadas pelo homem. Desta maneira, com intuito de minimizar
os danos causados pelo homem, foi realizado um diagnóstico no município de Itaara
RS, para avaliar os danos ambientais, que foram georreferenciados com o receptor de GPS; e
possíveis melhoras que podem ser realizadas na cidade. Após a análise recomendaram-se atividades
de melhorias a serem realizadas no município, constituindo assim um trabalho de
Educação Ambiental Técnica, que teve início em maio do ano de 2007. Primeiramente foram
realizadas palestras de conscientização ambiental na Escola Municipal Euclides Pinto Ribas
naquela cidade, sobre a problemática das deteriorações e poluições causadas pelo homem.
Estabelecido o rol de problemas no município, iniciaram-se os trabalhos com oficinas ambientais,
coleta seletiva de lixo, reutilização de lixo seco; jornais, garrafas plásticas, latas, restos de
madeiras, enfim, todas as formas de material para reciclagem. Lixo orgânico; reciclagem de
resíduos alimentares através de minhocário e húmus; minimizando os resíduos colocados na
ambiência. Foi incentivada, com a educação ambiental técnica, a difusão de conhecimentos
através de modelos de temáticas apropriadas. Foi realizado, também, na 5ª Conferência
“CUIDANDO DE NOSSA COMUNIDADE”, o Teatro sobre: SUSTENTABILIDADE, no
Teatro Ambiental, realizado no Salão da Igreja Assembléia de Deus. Essas atividades foram
desenvolvidas junto com a comunidade e elaboradas pelos acadêmicos e professores da Universidade Federal de Santa Maria ligados ao Centro Internacional de Projetos Ambientais -
CIPAM.
Collections
- Geomática [50]
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