Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarin, Marilú Favarin
dc.creatorMedeiros, Denise Rosa
dc.date.accessioned2023-03-29T12:02:03Z
dc.date.available2023-03-29T12:02:03Z
dc.date.issued2005-03-21
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28450
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work analyzes the school escape in the Educational system of “Caçapava do Sul” in a municipal net school of childish education and Fundamental Teaching. It will turn about the importance of a quality reflexive teaching and the affective relationships among teacher-student under the light of the subject of the school escape in the education. On that a study will be developed about possible causes of the school escape and what induces the student to give up to attend a school. In the text we try to show some alternatives that will help to minimize this fact and also what the teachers can do to help change this context, that is, this reality we faced in Brazil and in the world. It is known this can offer a more significant way of improvement and in order to that we need to rescue the student and the happiness of building knowledge through the interaction with the other and the ambiency. It is also boarded the influence of the evaluation, repetition, and the consequences the escape can cause in the citizen's life, from the social exclusion to the analphabetism (illiteracy).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino reflexivopor
dc.subjectSchool escapeeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReflexive teachingeng
dc.titleEvasão escolar: uma questão que preocupapor
dc.title.alternativeSchool escape: a subject that worrieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho analisa a evasão escolar no sistema Educacional de Caçapava do Sul em uma escola da rede municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª à 8ª séries. Versará sobre a importância de um ensino reflexivo de qualidade e as relações afetivas entre professor-aluno à luz da questão da evasão escolar na educação. Neste será desenvolvido um estudo sobre as possíveis causas da evasão escolar e o que leva o aluno a desistir de freqüentar a escola. No texto procura-se mostrar alternativas que ajudarão a minimizar este fato e também o que os professores podem fazer para ajudar a mudar este contexto, ou melhor, esta realidade que enfrentamos no Brasil e no mundo. Sabe-se que a escola pode oferecer um modo mais significativo de aperfeiçoamento e para isso ela precisa resgatar o aluno e a alegria de construir conhecimento através da interação com o outro e o meio. Aborda-se também a influência da avaliação, da repetência e as conseqüências que a evasão pode ocasionar na vida do cidadão causando a exclusão social e o analfabetismo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto