dc.contributor.advisor | Marin, Marilú Favarin | |
dc.creator | Medeiros, Denise Rosa | |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T12:02:03Z | |
dc.date.available | 2023-03-29T12:02:03Z | |
dc.date.issued | 2005-03-21 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28450 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work analyzes the school escape in the Educational system of “Caçapava do Sul” in a municipal net school of childish education and Fundamental Teaching. It will turn about the importance of a quality reflexive teaching and the affective relationships among teacher-student under the light of the subject of the school escape in
the education. On that a study will be developed about possible causes of the school escape and what induces the student to give up to attend a school. In the text we try to show some alternatives that will help to
minimize this fact and also what the teachers can do to help change this context, that is, this reality we faced in Brazil and in the world. It is known this can offer a more significant way of improvement and in
order to that we need to rescue the student and the happiness of building knowledge through the interaction with the other and the ambiency. It is also boarded the influence of the evaluation, repetition, and the consequences the escape can cause in the citizen's
life, from the social exclusion to the analphabetism (illiteracy). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Evasão escolar | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino reflexivo | por |
dc.subject | School escape | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Reflexive teaching | eng |
dc.title | Evasão escolar: uma questão que preocupa | por |
dc.title.alternative | School escape: a subject that worries | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a evasão escolar no sistema Educacional de
Caçapava do Sul em uma escola da rede municipal de Educação
Infantil e Ensino Fundamental de 1ª à 8ª séries. Versará sobre a
importância de um ensino reflexivo de qualidade e as relações afetivas
entre professor-aluno à luz da questão da evasão escolar na educação.
Neste será desenvolvido um estudo sobre as possíveis causas da
evasão escolar e o que leva o aluno a desistir de freqüentar a escola.
No texto procura-se mostrar alternativas que ajudarão a minimizar este
fato e também o que os professores podem fazer para ajudar a mudar
este contexto, ou melhor, esta realidade que enfrentamos no Brasil e
no mundo. Sabe-se que a escola pode oferecer um modo mais
significativo de aperfeiçoamento e para isso ela precisa resgatar o
aluno e a alegria de construir conhecimento através da interação com o
outro e o meio. Aborda-se também a influência da avaliação, da
repetência e as conseqüências que a evasão pode ocasionar na vida do
cidadão causando a exclusão social e o analfabetismo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |