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dc.contributor.advisorGregori, Roberto de
dc.creatorMoraes, Carlos Fernando Aranda
dc.date.accessioned2017-05-05T16:18:02Z
dc.date.available2017-05-05T16:18:02Z
dc.date.issued2013-01-04
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2845
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConselhos educacionaispor
dc.subjectControle socialpor
dc.subjectFormação políticapor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.titleA participação da sociedade civil nos conselhos municipais: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo do artigo é analisar as inovações em gestão pública, a partir do exercício do controle social pelo cidadão, e como este estabelece o controle das políticas públicas por meio do novo papel dos movimentos sociais no processo educacional. Busca-se, portanto, criar um pensamento crítico sobre o tema e propor medidas concretas de ação em resposta à seguinte questão: como a sociedade civil pode participar ativamente na aplicação das políticas públicas relacionadas à educação e quais as perspectivas existentes para que a comunidade possa exercer o controle social sobre essas políticas? Por se tratar de uma pesquisa de cunho teórico, a mesma utilizou-se de levantamentos documentais e bibliográficos visando responder ao questionamento central do artigo. Foram analisados aspectos que interferem diretamente na consecução do problema, tais como os aspectos culturais, políticos, sociais e históricos. No decorrer do trabalho serão propostas linhas de ação, considerando o modelo de gestão pública atual, para que possam produzir mudanças não apenas na administração de modo geral, mas também para trazer possibilidades de melhoria das condições para o exercício do controle social nas políticas públicas municipais. A partir disto, conclui-se que apesar da existência de formas de controle sobre as políticas públicas, muitas inclusive de fácil acesso ao cidadão, estas não são devidamente fiscalizadas e cobradas. Esta questão está diretamente atrelada à formação política e cívica por parte da sociedade, sendo esta formação fator primordial para traçar caminhos de construção e consolidação da cidadania.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

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