dc.contributor.advisor | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.creator | Maschio, Vanderléia | |
dc.date.accessioned | 2017-05-10T15:15:47Z | |
dc.date.available | 2017-05-10T15:15:47Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2846 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The concern in performing this study aimed to understand the game as part of the corporal
culture within the critical-overcoming approach with regard the content of the game
developed in elementary school to contribute with the pedagogical practice of teachers of
Physical Education. The work was developed in the following moments: the concept of game,
discussion about the game as content of the Physical Education School; and finally, a
commented thread, based on a practical example of class developed with the classes of 5th
grade according guidelines of the critical-overcoming approach. The game must be developed
on a careful pedagogical look where the playful, the culture will converge with the goals. | eng |
dc.description.abstract | Este estudio se preocupado por entender el juego desarrollado en los programas de Educación
Física de la escuela primaria como parte de la cultura corporal con base en la orientación
teórica del enfoque crítico-superador para contribuir con la práctica pedagógica de los
docentes. Trabajamos en los siguientes momentos: el concepto de juego; el debate sobre el
juego como contenido de la Educación Física escolar; y, por último, realizamos una debate
comentado con base en un ejemplo práctico de clase desarrollado con turmas de 5º grado
segundo orientaciones del enfoque crítico-superador. El juego debe ser desarrollado sobre una
atenta mirada pedagógica en que el lúdico y la cultura converjan con los objetivos. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Conteúdo | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.title | O jogo enquanto conteúdo da Educação Física Escolar na abordagem crítico-superadora | por |
dc.title.alternative | The game as scholastic content in the criticalovercoming approach | eng |
dc.title.alternative | El juego como contenido escolar en el enfoque críticosuperador | es |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este estudo visou compreender o jogo enquanto elemento da cultura corporal dentro da
abordagem crítico-superadora no que tange o conteúdo jogo desenvolvido na escola básica de
forma a contribuir com a prática pedagógica de professores de Educação Física. O trabalho
desenvolveu-se nos seguintes momentos: o conceito de jogo; discussão sobre o jogo enquanto
conteúdo da Educação Física escolar; e, por fim, uma discussão comentada, com base em um
exemplo prático de aula desenvolvido junto turmas de 5ª série segundo as orientações da
abordagem crítico-superadora. O jogo deve ser desenvolvido sobre um atento olhar
pedagógico em que o lúdico, a cultura venham a convergir com os objetivos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |