dc.contributor.advisor | Dias, José Francisco Silva | |
dc.creator | Machado, Marcelo Kersting | |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T14:28:15Z | |
dc.date.available | 2023-04-04T14:28:15Z | |
dc.date.issued | 2004-12-20 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28548 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This study was made in the course of 2004, next to Núcleo Integrado de Estudos e
Apoio à Terceira Idade (NIEATI) and with the collaboration of Colégio Estadual
Coronel Pilar, where the classes of physical education, wich differential was the
participation of old people next to high school` students, was developed, on a
interaction between different generations. This study try to describe aspects of the
relations between the different generations envolved, living together in to the school,
on physical education classes, wich personal defense and fight were developed. The
research was developed with high school` students due to maturitys students. The
principal object of this study was to investigate of motivation to an active life style of
high school`s students thruth the old people`s participation. Observation and
questionary were the implements used. The study showed preoccupation with the
continuity of the practice of the physical exercise, the prophilact aspects of physical
exercises, the concience about the necessity of physical exercise out side of school
and when they become adults. Showed the disparity between active people and
inactive people, the importance of exercise to the each other`s autonomy, and the
importance of teacher as dirigent of this activity. The objectives of study was
obtained, and the school atmosphere was favorable to interaction between the
differents generation, giving learnings to students, friendship and mutual accept
between the people envolved in the research, wishing to pass on the positive ideas
perceived by students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Idoso | por |
dc.title | Idosos em aulas de Educação Física do ensino médio como fator motivador para um estilo de vida ativo – um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Old people into physic education classes of the high school, as motivation to an active life style | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | O presente estudo foi elaborado no decorrer do ano de 2004, junto ao Núcleo
Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade e com a colaboração do Colégio
Estadual Coronel Pilar, onde foram desenvolvidas as aulas de educação física que
tiveram como diferencial a participação de idosos junto aos alunos do ensino médio,
numa interação entre gerações. Este estudo procura descrever aspectos das relações
entre as diferentes gerações envolvidas, em convívio dentro do espaço escolar, em
aulas de educação física, nas quais foram realizados treinamentos de luta e defesa
pessoal. O estudo foi dirigido aos alunos do ensino médio, devido ao maior nível
maturacional destes. Como objeto principal, este trabalho foi proposto para investigar
a influência da motivação, para um estilo de vida ativo, em alunos do ensino médio,
pela participação de idosos em aulas de Educação Física escolar. Os instrumentos
utilizados foram observações e questionários. O estudo revelou preocupação com a
continuidade da realização de exercícios físicos, o aspecto profilático dos exercícios
físicos, a consciência da necessidade de exercícios físicos fora do ambiente escolar e
na vida adulta, a disparidade entre o ser ativo e o inativo, a importância dos exercícios
para a autonomia do indivíduo e a importância do professor enquanto dirigente e
promotor dessa atividade. Os objetivos do estudo foram alcançados e o ambiente
escolar mostrou-se favorável à interação entre diferentes gerações, proporcionando
aprendizados dos alunos, amizade e aceite mútuo entre os envolvidos, gerando ainda
o desejo de transmitir as idéias positivas percebidas pelos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |