Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, José Francisco Silva
dc.creatorMachado, Marcelo Kersting
dc.date.accessioned2023-04-04T14:28:15Z
dc.date.available2023-04-04T14:28:15Z
dc.date.issued2004-12-20
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28548
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis study was made in the course of 2004, next to Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade (NIEATI) and with the collaboration of Colégio Estadual Coronel Pilar, where the classes of physical education, wich differential was the participation of old people next to high school` students, was developed, on a interaction between different generations. This study try to describe aspects of the relations between the different generations envolved, living together in to the school, on physical education classes, wich personal defense and fight were developed. The research was developed with high school` students due to maturitys students. The principal object of this study was to investigate of motivation to an active life style of high school`s students thruth the old people`s participation. Observation and questionary were the implements used. The study showed preoccupation with the continuity of the practice of the physical exercise, the prophilact aspects of physical exercises, the concience about the necessity of physical exercise out side of school and when they become adults. Showed the disparity between active people and inactive people, the importance of exercise to the each other`s autonomy, and the importance of teacher as dirigent of this activity. The objectives of study was obtained, and the school atmosphere was favorable to interaction between the differents generation, giving learnings to students, friendship and mutual accept between the people envolved in the research, wishing to pass on the positive ideas perceived by students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIdosopor
dc.titleIdosos em aulas de Educação Física do ensino médio como fator motivador para um estilo de vida ativo – um estudo de casopor
dc.title.alternativeOld people into physic education classes of the high school, as motivation to an active life styleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO presente estudo foi elaborado no decorrer do ano de 2004, junto ao Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade e com a colaboração do Colégio Estadual Coronel Pilar, onde foram desenvolvidas as aulas de educação física que tiveram como diferencial a participação de idosos junto aos alunos do ensino médio, numa interação entre gerações. Este estudo procura descrever aspectos das relações entre as diferentes gerações envolvidas, em convívio dentro do espaço escolar, em aulas de educação física, nas quais foram realizados treinamentos de luta e defesa pessoal. O estudo foi dirigido aos alunos do ensino médio, devido ao maior nível maturacional destes. Como objeto principal, este trabalho foi proposto para investigar a influência da motivação, para um estilo de vida ativo, em alunos do ensino médio, pela participação de idosos em aulas de Educação Física escolar. Os instrumentos utilizados foram observações e questionários. O estudo revelou preocupação com a continuidade da realização de exercícios físicos, o aspecto profilático dos exercícios físicos, a consciência da necessidade de exercícios físicos fora do ambiente escolar e na vida adulta, a disparidade entre o ser ativo e o inativo, a importância dos exercícios para a autonomia do indivíduo e a importância do professor enquanto dirigente e promotor dessa atividade. Os objetivos do estudo foram alcançados e o ambiente escolar mostrou-se favorável à interação entre diferentes gerações, proporcionando aprendizados dos alunos, amizade e aceite mútuo entre os envolvidos, gerando ainda o desejo de transmitir as idéias positivas percebidas pelos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto