Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMunhóz, Maria Alcione
dc.creatorRodrigues, Fátima Regina
dc.date.accessioned2023-04-04T15:32:28Z
dc.date.available2023-04-04T15:32:28Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28552
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis article possess as main focus the referring problem the affectivity in development of child with cognitive deficit, having with aim to understand the diverse forms of behavior of students in process of learning and action that the teacher and the family must possess to deal with ability the differences in context each individual. The word affection means love, friendship, passion, affection, and feeling. The objective of this work was in such a way to demonstrate the importance of affective relation of the child in family or with the teacher and in pertaining to school environment. For the accomplishment of the work bibliographical surveys of articles and books in area of education had been made. In accordance with the raised research the pedagogical work that if worries entirely about the pupil will contribute so that this if feels insurance and capable to exactly face the difficulties and frustrations with confidence in itself. The children need to develop self-confidence and need to learn to trust the others in teacher mainly. Learn the to adapt the situation news, the share yours idea keeper your individual. Of this form, they will develop a feeling of being able personal and ability to face the atrocities of modern life. Therefore, it is basic to take care of the affective aspects in process education learning. We need to understand that the child with difficulties in learning is different cognitive and affectively. It is respecting its rhythm and its potentialities that we will invest in the process of inclusion in the education. Nor all the children learn at the same time. When we force this situation, we can finish making it difficult acquisitions it full cognitive and affective development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlunospor
dc.titleA importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivopor
dc.title.alternativeThe importance of affectivity in process learn-learning of students with cognitive deficiteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoEste artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo da aprendizagem e ações que o professor e a família deve possuir para tratar com habilidade as diferenças no contexto de cada indivíduo. A palavra afeto significa amor, amizade, paixão, simpatia, sentimento. O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da relação afetiva da criança tanto na família ou com o professor e no ambiente escolar. Para a realização do trabalho foram feitos levantamentos bibliográficos de artigos e livros na área da educação. De acordo com a pesquisa levantada o trabalho pedagógico que se preocupa com o aluno por inteiro contribuirá para que este se sinta seguro e capaz de enfrentar as dificuldades e frustrações com confiança em si mesmo. As crianças necessitam desenvolver autoconfiança e precisam aprender a confiar nos outros principalmente no professor. Aprender a adaptarem-se as situações novas, a compartilhar suas idéias mantendo sua individualidade. Dessa forma, desenvolverão um sentimento de poder pessoal e de competência para enfrentar as atrocidades da vida moderna. Portanto, é fundamental cuidarmos dos aspectos afetivos no processo ensino aprendizagem. Precisamos compreender que a criança com dificuldades na aprendizagem é diferente cognitiva e afetivamente. É respeitando o seu ritmo e suas potencialidades, que investiremos no processo de inclusão na educação. Nem todas as crianças aprendem ao mesmo tempo. Quando forçamos essa situação, podemos acabar dificultando aquisições do pleno desenvolvimento cognitivo e afetivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto