dc.contributor.advisor | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Rodrigues, Fátima Regina | |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T15:32:28Z | |
dc.date.available | 2023-04-04T15:32:28Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28552 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This article possess as main focus the referring problem the affectivity in
development of child with cognitive deficit, having with aim to understand the diverse
forms of behavior of students in process of learning and action that the teacher and
the family must possess to deal with ability the differences in context each individual.
The word affection means love, friendship, passion, affection, and feeling. The
objective of this work was in such a way to demonstrate the importance of affective
relation of the child in family or with the teacher and in pertaining to school
environment. For the accomplishment of the work bibliographical surveys of articles
and books in area of education had been made. In accordance with the raised
research the pedagogical work that if worries entirely about the pupil will contribute
so that this if feels insurance and capable to exactly face the difficulties and
frustrations with confidence in itself. The children need to develop self-confidence
and need to learn to trust the others in teacher mainly. Learn the to adapt the
situation news, the share yours idea keeper your individual. Of this form, they will
develop a feeling of being able personal and ability to face the atrocities of modern
life. Therefore, it is basic to take care of the affective aspects in process education
learning. We need to understand that the child with difficulties in learning is different
cognitive and affectively. It is respecting its rhythm and its potentialities that we will
invest in the process of inclusion in the education. Nor all the children learn at the
same time. When we force this situation, we can finish making it difficult acquisitions
it full cognitive and affective development. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alunos | por |
dc.title | A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivo | por |
dc.title.alternative | The importance of affectivity in process learn-learning of students with cognitive deficit | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | Este artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no
desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade
compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo da
aprendizagem e ações que o professor e a família deve possuir para tratar com
habilidade as diferenças no contexto de cada indivíduo. A palavra afeto significa
amor, amizade, paixão, simpatia, sentimento. O objetivo deste trabalho foi
demonstrar a importância da relação afetiva da criança tanto na família ou com o
professor e no ambiente escolar. Para a realização do trabalho foram feitos
levantamentos bibliográficos de artigos e livros na área da educação. De acordo com
a pesquisa levantada o trabalho pedagógico que se preocupa com o aluno por
inteiro contribuirá para que este se sinta seguro e capaz de enfrentar as dificuldades
e frustrações com confiança em si mesmo. As crianças necessitam desenvolver
autoconfiança e precisam aprender a confiar nos outros principalmente no professor.
Aprender a adaptarem-se as situações novas, a compartilhar suas idéias mantendo
sua individualidade. Dessa forma, desenvolverão um sentimento de poder pessoal e
de competência para enfrentar as atrocidades da vida moderna. Portanto, é
fundamental cuidarmos dos aspectos afetivos no processo ensino aprendizagem.
Precisamos compreender que a criança com dificuldades na aprendizagem é
diferente cognitiva e afetivamente. É respeitando o seu ritmo e suas potencialidades,
que investiremos no processo de inclusão na educação. Nem todas as crianças
aprendem ao mesmo tempo. Quando forçamos essa situação, podemos acabar
dificultando aquisições do pleno desenvolvimento cognitivo e afetivo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |