A contribuição do lúdico no processo de desenvolvimento da criança na escola inclusiva
Resumo
Este artigo aborda a contribuição do lúdico na atividade de jogar e brincar
da criança deficiente, e a importância dessas como meio de interação que
privilegia o processo de aprendizagem e de construção do conhecimento
por parte do aluno/a. Para comprovar a importância da atividade lúdica,
este trabalho buscará apresentar a pesquisa de campo realizada na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho em que se
observou e questionou alunos com deficiência e dificuldades de
aprendizagem sobre a importância do lúdico em sua vida e em sua
aprendizagem, Também, ampliando a discussão sobre o papel do lúdico
nos processos de ensino e aprendizagem, apresenta-se as entrevistas
realizadas com professores que puderam anunciar e registrar a
importância desse elemento mediador para o processo de ensino e
aprendizagem desses alunos/as. Conclui-se dizendo que a atividade
lúdica (o jogo e o brincar) é de fundamental importância como mediadora
de processos de aprendizagem, sendo esse importante instrumento a ser
utilizado pelo professor para possibilitar a compreensão das relações e
expressões das crianças jogam e brincam. Ao mesmo, a atividade lúdica
é essencial para o desenvolvimento da criança, pois possibilita a interação
com o mundo social e cultural, o qual precisa descobrir e aprender. Por
fim, apresenta-se a atividade lúdica como mecanismo consolidado ao ser
considerado parte dos agentes transformadores da educação de crianças,
se bem utilizados e explorados.
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