dc.contributor.advisor | Possa, Leandra Bôer | |
dc.creator | Rodrigues, Rose Mari Peres | |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T15:53:36Z | |
dc.date.available | 2023-04-04T15:53:36Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28553 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | Este artículo aborda la contribución de lo lúdico, los juegos de los niños
deficientes, y la importância de éstos como médios de interación que
privilegian el processo de aprendizaje y de construción del conocimiento
por parte del alumno/a. Para comprobar la importância de la actividade
lúdica, este trabajo buscará mostrar la pesquisa de campo realizada em la
Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Saldanha Marinho, donde
se observo y preguntó a alumnos com deficiência y dificuldades de
aprendizaje, sobre la importância de esta actividad em su vida y
aprendizaje. También, ampliando la discución sobre el papel de lo lúdico
em los procesos de enseñanza – aprendizaje, se presentan entrevistas a
profesores que enuncian y registran la importância de esse elemento
mediador em los procesos enseñanza – aprendizaje de esos alumnos. Se
concluye diciendo que, dado que esta actividade es de fundamental
importância como mediadora de los procesos de aprendizaje, deberá e se
importante instrumento ser utilizado por el profesor para posibilitar la
comprensión de lãs relaciones y expresiones de los niños. Además, la
actividade lúdica es esencial para eldesarrollo del nino, pues posibilita la
interacción conel mundo social y cultural, el que necesita descubrir y
aprender. Por fin, se presenta esta actividade como mecanismo
consolidado que debe ser considerado, parte de los agentes
transformadores de la educación de los niños, si es bien utilizada y explorada. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Criança | por |
dc.title | A contribuição do lúdico no processo de desenvolvimento da criança na escola inclusiva | por |
dc.title.alternative | La contribución de lo lúdico em el proceso de desenvolvimiento del niño em la escuela inclusiva | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda a contribuição do lúdico na atividade de jogar e brincar
da criança deficiente, e a importância dessas como meio de interação que
privilegia o processo de aprendizagem e de construção do conhecimento
por parte do aluno/a. Para comprovar a importância da atividade lúdica,
este trabalho buscará apresentar a pesquisa de campo realizada na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho em que se
observou e questionou alunos com deficiência e dificuldades de
aprendizagem sobre a importância do lúdico em sua vida e em sua
aprendizagem, Também, ampliando a discussão sobre o papel do lúdico
nos processos de ensino e aprendizagem, apresenta-se as entrevistas
realizadas com professores que puderam anunciar e registrar a
importância desse elemento mediador para o processo de ensino e
aprendizagem desses alunos/as. Conclui-se dizendo que a atividade
lúdica (o jogo e o brincar) é de fundamental importância como mediadora
de processos de aprendizagem, sendo esse importante instrumento a ser
utilizado pelo professor para possibilitar a compreensão das relações e
expressões das crianças jogam e brincam. Ao mesmo, a atividade lúdica
é essencial para o desenvolvimento da criança, pois possibilita a interação
com o mundo social e cultural, o qual precisa descobrir e aprender. Por
fim, apresenta-se a atividade lúdica como mecanismo consolidado ao ser
considerado parte dos agentes transformadores da educação de crianças,
se bem utilizados e explorados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |