Teste de fala comprimida com figuras: construção e validação do instrumento
View/ Open
Date
2023-01-30Primeiro membro da banca
Didoné , Dayane Domeneghini
Segundo membro da banca
Machado , Márcia Salgado
Terceiro membro da banca
Resende , Luciana Macedo de
Quarto membro da banca
Pinheiro , Maria Madalena Canina
Metadata
Show full item recordAbstract
Essa pesquisa teve como objetivo a construção e validação de um instrumento
para avaliação da habilidade auditiva de fechamento auditivo com compressão de
tempo. Para isso, inicialmente, as autoras selecionaram palavras dissilábicas de
fácil compreensão, através do Vocabulário Ortográfico Português, histórias
infantis e instrumentos já comercializados no português brasileiro, atentando ao
posicionamento dos fonemas nas diferentes posições das sílabas e dos
vocábulos. Optou-se ainda por inserir um distrator semântico para cada palavra
alvo, buscando evitar respostas por aproximação. Todos os pares de palavras
(alvo e distrator) passaram por juízes especialistas e juízes não especialistas, isto
é, Doutores na área da Fonética/Fonologia e Audiologia e crianças com idade
entre 6:0 e 8:11, respectivamente. Após uma criteriosa análise, as palavras
selecionadas passaram pela análise de uma Fonoaudióloga, Doutora em
Linguística, que realizou um balanceamento fonético e originou duas listas com 25
palavras alvo e 25 distratores semânticos, cada. Posteriormente, um especialista
em Desenho Industrial reproduziu tais palavras em figuras de fácil e simples
identificação. Novamente, os itens passaram pela análise dos juízes especialistas
e não especialistas. Quando julgadas como “não conhecidas” ou “inadequadas”,
foram excluídas do estudo ou refeitas com as sugestões fornecidas. Após a
construção visual do instrumento, o teste foi gravado no estúdio da Universidade
Federal de Santa Maria, e analisado por uma Fonoaudióloga com expertise na
área da Voz. Após ajustes, com o auxílio de um técnico em áudio visual, a
gravação sofreu as modificações de compressão no tempo em 60%, sendo esta
já citada como a melhor porcentagem de compressão para avaliar a habilidade de
fechamento auditivo. Foi inserida a palavra introdutória “mostre” antes de cada
vocábulo, visando chamar a atenção da criança para o que vem a seguir. A etapa
seguinte baseou-se na aplicação do instrumento em uma amostra piloto,
buscando entender a existência de falhas, tais como uso de termos e/ou figuras
não compreensíveis aos participantes ou ambiguidade em alguma instrução ou
desenho. Entretanto, o instrumento mostrou-se de fácil e rápida aplicação. Por
fim, o mesmo foi efetuado em crianças com desenvolvimento fonológico típico e
atípico, com idade entre 6:0 e 8:11. A análise de construto foi realizada por meio
da correlação entre o Teste de Fala Comprimida com Figuras e o Teste de Fala
Comprimida Adaptado (padrão ouro), o que evidenciou uma correlação quase
perfeita. Na análise de critério, tanto o grupo com desenvolvimento fonológico
típico, quanto atípico apresentaram resultados satisfatórios, o que pode estar
atrelado a ausência de variação na gravidade do transtorno fonológico, tendo
todas as crianças um transtorno de grau leve. Já a análise de fidedignidade
interavaliador demonstrou que o protocolo é de fácil análise, visto que ambos os
profissionais envolvidos na etapa apresentaram respostas unânimes. Assim, foi possível realizar a construção e validação do instrumento de avaliação da
habilidade auditiva de fechamento auditivo com compressão de tempo.
Collections
The following license files are associated with this item: