Idoso e Tai Chi Chuan: uma proposta promovida pela aprendizagem solidária
Fecha
2004-06-26Autor
Menezes, Nilton Cezar Rodrigues
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Este trabalho, ao longo de oito meses, teve como objetivo, uma ação propositiva com um
diálogo entre o idoso e a atividade corporal chinesa “Tai Chi Chuan” através da
aprendizagem solidária. Para esse diálogo, foi criado o Projeto de Extensão ”Tai Chi Chuan
na Terceira Idade” que originou o grupo de convivência “Água Viva”, onde foi formado
um ambiente interativo entre professor-aluno e aluno-aluno no desenvolvimento do
trabalho. Neste ambiente de aula, estiveram envolvidos na pesquisa quinze idosos de um
total de vinte e três praticantes. As aulas realizaram-se duas vezes por semana, nas terças e
sextas feiras pela parte da manhã, com uma hora de duração no Salão da Igreja Nossa
Senhora Salete na cidade de Santa Maria/RS. Quanto à metodologia das aulas, foi proposto
o método misto em Educação Física (método global x parcial) com técnicas individuais e
coletivas na aprendizagem. Em relação ao caráter da pesquisa, trabalhamos a pesquisa-ação
em primeira instância, para depois continuar a construção do caminho à medida que este se
desenvolvia para solucionar o problema dos idosos não conseguirem aprender a atividade
proposta. Na coleta de dados e informações usamos um diário de campo que transformamos
em relatório de campo, nele registrado as reflexões sobre o trabalho ministrado. Desta
forma, pelo trabalho desenvolvido, concluímos que o professor não pode ficar na
pseudoparticipação, tampouco o idoso numa pseudoconformação de que está tudo “pronto e
bom” e sim que ele pode participar das ações nas aulas em seu próprio beneficio, sendo ele
mesmo o artífice de seus movimentos.
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