Brincando com a educação ambiental através dos sentidos: uma vivência na pré-escola
Resumo
O presente trabalho desenvolveu-se no Núcleo de Educação Infantil Ipê -
Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria, durante o segundo semestre de
2001, na turma de pré I, envolvendo um total de 12 crianças, com idade entre 04 a
06 anos. A Educação Ambiental foi desenvolvida através de um planejamento
pedagógico que envolveu três momentos: (1) Desenhos: percepção ambiental
inicial dos alunos a cerca do ambiente; (2) Atividades de Estimulação Sensorial
(visão, tato, audição, olfato e paladar) através de uma metodologia lúdica
(brincadeiras, buffet de sabores, histórias contadas, teatro de fantoches, vídeos,
situações problemas através da apresentação de gravuras, observação da realidade,
passeio ecológico pelo Campus da UFSM entre outras) para que elas fizessem uma
leitura critica do seu meio e das relações que estabelecem para com este; (3)
Colagens: percepção ambiental final dos alunos sobre o tema proposto. O objetivo
geral deste trabalho é oportunizar a criança pré-escolar, através da estimulação
sensorial, vivências ambientais relacionada ao seu cotidiano. Esta pesquisa recebeu
uma abordagem qualitativa e como forma de avaliação, foi realizada a observação
do processo e análise das representações infantis. Conclui-se que esta experiência
contribuiu para o desenvolvimento infantil, ambiental e para exercício da cidadania.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
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