dc.contributor.advisor | Noguera, Jorge Orlando Cuéllar | |
dc.creator | Müller, Andréia Grais | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:38:22Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T14:38:22Z | |
dc.date.issued | 2005-06-17 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28612 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The present work was developed in the Nucleus of Infantile Education Ipê
- Yellow, of Santa Maria's Federal University, during the second semester of 2001,
in the group of pré I, involving a total of 12 children, with age among 04 to 06
years. The Environmental Education was developed through a pedagogic planning
that involved three moments: (1) Drawings: perception environmental initial of the
students the about of the atmosphere; (2) Activities of Sensorial Stimulation
(vision, touch, audition, sense of smell and palate) through a methodology ludzyka
(games, buffet of flavors, counted histories, theater of puppets, videos, situations
problems through the presentation of engravings, observation of the reality,
ecological walk for the Campus of UFSM among other) so that they made a reading
it half criticizes of your and of the relationships that establish to this; (3) Collages:
the students' perception environmental end on the proposed theme. The general
objective of this work is give oportunite to the preschool child, through the
sensorial stimulation, environmental existences related to your daily one. This
research received a qualitative approach and as evaluation form, it was
accomplished the observation of the process and analysis of the infantile
representations. It is ended that this experience contributed for the development
infantile, environmental and for exercise of the citizenship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Infantile education | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.title | Brincando com a educação ambiental através dos sentidos: uma vivência na pré-escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho desenvolveu-se no Núcleo de Educação Infantil Ipê -
Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria, durante o segundo semestre de
2001, na turma de pré I, envolvendo um total de 12 crianças, com idade entre 04 a
06 anos. A Educação Ambiental foi desenvolvida através de um planejamento
pedagógico que envolveu três momentos: (1) Desenhos: percepção ambiental
inicial dos alunos a cerca do ambiente; (2) Atividades de Estimulação Sensorial
(visão, tato, audição, olfato e paladar) através de uma metodologia lúdica
(brincadeiras, buffet de sabores, histórias contadas, teatro de fantoches, vídeos,
situações problemas através da apresentação de gravuras, observação da realidade,
passeio ecológico pelo Campus da UFSM entre outras) para que elas fizessem uma
leitura critica do seu meio e das relações que estabelecem para com este; (3)
Colagens: percepção ambiental final dos alunos sobre o tema proposto. O objetivo
geral deste trabalho é oportunizar a criança pré-escolar, através da estimulação
sensorial, vivências ambientais relacionada ao seu cotidiano. Esta pesquisa recebeu
uma abordagem qualitativa e como forma de avaliação, foi realizada a observação
do processo e análise das representações infantis. Conclui-se que esta experiência
contribuiu para o desenvolvimento infantil, ambiental e para exercício da cidadania. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |