dc.contributor.advisor | Machado, Roberto Luiz | |
dc.creator | Marques, Teresinha Roselis Menezes | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:53:52Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T14:53:52Z | |
dc.date.issued | 2005-10 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28613 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work is a result of bibliographical research on the theme:
Interdisciplinaryty - difficulties and perspectives. When weaving the reference threads
on the subject, I discuse, syntheticly about the historical evolution of
interdisciplinaryty in the Brazilian education, mentioning Fazenda, Zabala , Alarcão,
Japiassú, Moraes, Gadotti, Lück, Santomé and Petraglia, authors that approach the
theme with property, and with convincing and promising arguments. They waive that,
for the practice to be precise exitose to count on the school community, to be based
in the dialogue, reflection, commitment, partnership and research. The assumption
leaves from the presupposition that the school organization, adopting the disciplinary
form to accomplish the construction of the knowledge, it breaks into fragments, and
gets distanced from the reality, as well as the ideas and actions become sterile to the
students' learnings. The interdisciplinaryty makes it possible that the knowledge is
conceived in its globality, having connections with teaching process dynamic and
more fascination. Countless difficulties preview to happen, but in compensation, if the
teachers understand that this innovation is more coherent with the students personal
and social reality, it could have as an incentive to its participation, interest, production
and success, they will certainly incorporate it to their pedagogical day. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.title | Interdiscipllnaridade: dificuldades e perspectivas (Uma reflexão sobre a questão interdisciplinar na escola) | por |
dc.title.alternative | Interdiscipllnaryty: difficulties and perspectives (a reflection on the interdisciplinary subject in the school) | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Decorre, este trabalho, de pesquisas bibliográficas sobre o tema:
Interdisciplinaridade - dificuldades e perspectivas. Ao tecer os fios teóricos de
referência sobre o assunto, aludo, sinteticamente, sobre a evolução histórica da
Interdisciplinaridade na educação brasileira, citando Fazenda, Zabala, Alarcão,
Japiassú, Moraes, Gadotti, Lück, Santomé e Petraglia, autores que abordam o tema
com propriedade, argumentos convincentes e promissores. Acenam que, para a
prática ser exitosa, ela precisa contar com o coletivo escolar, basear-se no diálogo,
reflexão, comprometimento, parceria e pesquisa. A abordagem parte do pressuposto
de que a organização escolar, adotando a forma disciplinar para realizar a
construção do conhecimento, fragmenta-o. Distanciadas da realidade, as idéias e
ações se tornam estéreis às aprendizagens dos alunos. A interdisciplinaridade
enseja que o conhecimento seja concebido em sua globalidade, tendo vínculos com
a vida, tornando o processo ensino-aprendizagem dinâmico e mais fascinante.
Inúmeras dificuldades impedem a prática interdisciplinar, mas em contrapartida, se
os professores compreenderem que esta inovação está mais coerente com a
realidade pessoal e social do aluno, podendo servir de estímulo à sua participação,
interesse, produção e sucesso, certamente, irão incorporá-la ao seu fazer
pedagógico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |