Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Roberto Luiz
dc.creatorMarques, Teresinha Roselis Menezes
dc.date.accessioned2023-04-11T14:53:52Z
dc.date.available2023-04-11T14:53:52Z
dc.date.issued2005-10
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28613
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work is a result of bibliographical research on the theme: Interdisciplinaryty - difficulties and perspectives. When weaving the reference threads on the subject, I discuse, syntheticly about the historical evolution of interdisciplinaryty in the Brazilian education, mentioning Fazenda, Zabala , Alarcão, Japiassú, Moraes, Gadotti, Lück, Santomé and Petraglia, authors that approach the theme with property, and with convincing and promising arguments. They waive that, for the practice to be precise exitose to count on the school community, to be based in the dialogue, reflection, commitment, partnership and research. The assumption leaves from the presupposition that the school organization, adopting the disciplinary form to accomplish the construction of the knowledge, it breaks into fragments, and gets distanced from the reality, as well as the ideas and actions become sterile to the students' learnings. The interdisciplinaryty makes it possible that the knowledge is conceived in its globality, having connections with teaching process dynamic and more fascination. Countless difficulties preview to happen, but in compensation, if the teachers understand that this innovation is more coherent with the students personal and social reality, it could have as an incentive to its participation, interest, production and success, they will certainly incorporate it to their pedagogical day.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.titleInterdiscipllnaridade: dificuldades e perspectivas (Uma reflexão sobre a questão interdisciplinar na escola)por
dc.title.alternativeInterdiscipllnaryty: difficulties and perspectives (a reflection on the interdisciplinary subject in the school)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoDecorre, este trabalho, de pesquisas bibliográficas sobre o tema: Interdisciplinaridade - dificuldades e perspectivas. Ao tecer os fios teóricos de referência sobre o assunto, aludo, sinteticamente, sobre a evolução histórica da Interdisciplinaridade na educação brasileira, citando Fazenda, Zabala, Alarcão, Japiassú, Moraes, Gadotti, Lück, Santomé e Petraglia, autores que abordam o tema com propriedade, argumentos convincentes e promissores. Acenam que, para a prática ser exitosa, ela precisa contar com o coletivo escolar, basear-se no diálogo, reflexão, comprometimento, parceria e pesquisa. A abordagem parte do pressuposto de que a organização escolar, adotando a forma disciplinar para realizar a construção do conhecimento, fragmenta-o. Distanciadas da realidade, as idéias e ações se tornam estéreis às aprendizagens dos alunos. A interdisciplinaridade enseja que o conhecimento seja concebido em sua globalidade, tendo vínculos com a vida, tornando o processo ensino-aprendizagem dinâmico e mais fascinante. Inúmeras dificuldades impedem a prática interdisciplinar, mas em contrapartida, se os professores compreenderem que esta inovação está mais coerente com a realidade pessoal e social do aluno, podendo servir de estímulo à sua participação, interesse, produção e sucesso, certamente, irão incorporá-la ao seu fazer pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto