Da mídia impressa ao hipertexto: o uso do blog, vídeo e editor de história em quadrinhos como estratégia em leitura e escrita
Resumo
O presente estudo tem como objetivo abordar experiências didático-pedagógicas em leitura
e escrita de alunos do Ensino Fundamental Regular da Escola Estadual de Ensino Médio
Emílio Alves Nunes, situada no município de Herveiras interior do RS, a partir de textos
manipulados em ambientes virtuais chamado de hipertextos exemplificados através do uso
do Blog, Vídeo e um editor de história em quadrinhos. Como metodologia e
desenvolvimento criou-se uma oficina de textos no turno inverso em que participaram
voluntariamente alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental embasado por três planos de
aulas em leitura e produção textual apresentada em meio impresso (copiado nos cadernos) e
aplicada em meio digital (computador, filmadora e conexão pela internet) pelos alunos.
Conclui-se nessa pesquisa a estratégia promovida pelo professor em fazer os estudantes
ficarem mais atraídos e competentes nas práticas de leitura e produção textual da disciplina de língua portuguesa.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]