dc.contributor.advisor | Munhoz, Maria Alcione | |
dc.creator | Mendes, Terezinha Rozangela Pires | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T15:22:22Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T15:22:22Z | |
dc.date.issued | 2007-10-22 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28653 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present work analyzes the riots of language and its interference in the
alfabetização. The research, of bibliographical matrix, offers reflections around the
child and the problems that this faces for occasion of some riot related to speak to
produce the social language demanded by the educational establishment at the
moment where this enters the pertaining to school institution. This problem tends to
elapse of exclusion of the individual being affected its participation in the social life,
still, arises some on aspects to the joint problems, as to detect the behavior, forms
signals alert evidenced for the pupils, beyond alerting for the possible problems that
face on professionals to the education in relation to this infantile problem. Still, it is
reflected on the paper of the family in the education of the child with déficits, its
importance in the formation and development of the child. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Distúrbio de linguagem | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Linguagem social | por |
dc.subject | Language riot | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Social language | eng |
dc.title | Problemas de linguagem: sua interferência na alfabetização | por |
dc.title.alternative | Language problems: its interference in the alfabetização | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa os distúrbios de linguagem e sua interferência na
alfabetização. A pesquisa, de cunho bibliográfico, oferece reflexões em torno da
criança e os problemas que esta enfrenta por ocasião de algum distúrbio relacionado
à fala para produzir a linguagem social exigida pelo educandário no momento em
que esta ingressa na instituição escolar. Esse problema tende a influenciar a
exclusão do indivíduo afetando sua participação na vida social, ainda, levantam-se
vários aspectos ligados aos problemas de articulação, formas de como detectar os
sinais de alerta, comportamentos evidenciados pelos alunos, além de alertar para os
possíveis problemas que enfrentam profissionais ligados à educação em relação a
crianças em idade escolar ou problemas de aprendizagem relacionado a fala dos
alunos. Ainda, reflete-se sobre o papel da família na educação da criança com
déficits, sua importância na formação e desenvolvimento da criança. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |