Chá das cinco brasileiro: design de superfície cerâmico inspirado em infusões nacionais e no Art Nouveau
Resumo
Este trabalho refere-se ao desenvolvimento de um processo criativo no campo de
design de superfície para superfícies cerâmicas, onde buscou-se exibir uma coleção
de três linhas de estampas para um conjunto de louças (jogo de chá), impressos a
partir da serigrafia para decalques em porcelana. O objeto desta pesquisa envolve a
produção de estampas baseada na brasilidade do consumo da erva-mate (Ilex
paraguariensis), guaraná (Paullinia cupana Sp.) e carqueja-doce (Baccharis
articulata), preparadas sob a forma de infusões e, concomitantemente, na linguagem
visual do Art Nouveau (1890-1920) e elementos característicos à flora relacionada,
que explora a exuberância das formas da natureza. A metodologia experimental
utilizada se baseia na proposta de Georg Hans Max “Gui” Bonsiepe (1984). Na
realização desta pesquisa, propõe-se uma contribuição ao campo de design de
superfície mediante a apresentação de onze diferentes estampas, para cinco peças
distintas de porcelana, levantando possibilidades criativas dentro do design cerâmico
contemporâneo brasileiro e sua cultura em torno do chá.
Coleções
- Design de Superfície [34]
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