dc.creator | Bachmann, Cristiane de Paula | |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T19:32:20Z | |
dc.date.available | 2023-04-13T19:32:20Z | |
dc.date.issued | 2023-03-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28687 | |
dc.description.abstract | Não possui abstract. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estratégias de comunicação | por |
dc.subject | Política de comunicação | por |
dc.subject | Alinhamento estratégico | eng |
dc.title | Política de comunicação na universidade: implementação e alinhamento estratégico nos veículos institucionais da UFSM (2018-2020) | por |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A proposta desta pesquisa tem como tema a Política de Comunicação na Universidade
delimitada na implementação da Política de Comunicação da UFSM na Coordenadoria de
Comunicação e Alinhamento Estratégico nos Veículos Institucionais da UFSM. A questão
central proposta para problematizar o tema está definida na seguinte pergunta: Como se
deu a implementação da Política de Comunicação e o alinhamento estratégico nos Veículos
Institucionais da UFSM? A justificativa para sua execução se dá pelo seu recorte inédito,
que é analisar a implementação da Política de Comunicação na UFSM e o alinhamento
estratégico dos Veículos de Comunicação da Universidade resultante deste processo. O
objetivo geral deste estudo é investigar a implementação da Política de Comunicação e o
alinhamento estratégico nos Veículos Institucionais da UFSM. Os objetivos específicos são:
a) Caracterizar o PDI (2016-2026) da UFSM, destacando os seus desafios; b) Caracterizar a
Política de Comunicação da UFSM, de modo a descrever suas diretrizes; c) Descrever os
Veículos Institucionais da UFSM e sua Política Editorial; d) Identificar, por meio de
questionário, como se deu a implementação da Política de Comunicação na Coordenadoria
de Comunicação da UFSM e a construção e implementação da Política Editorial dos
Veículos de Comunicação; e) Identificar, por meio de questionário, como se deu o
alinhamento estratégico entre a Política de Comunicação da UFSM e as Políticas Editoriais
da Coordenadoria de Comunicação e dos seus Veículos e f) Estabelecer o grau de
Alinhamento Estratégico nos Veículos Institucionais da UFSM utilizando o modelo adaptado,
de Labovitz e Rosansky (1997). Referente à metodologia trata-se de uma pesquisa aplicada,
de abordagem qualitativa, podendo ser definida quanto aos objetivos como pesquisa
exploratória, referente aos procedimentos trata-se de um Estudo de Caso. Esse estudo
revelou a importância da construção de uma Política Editorial, ação que resultou no
alinhamento estratégico nos Veículos de Comunicação, evidenciado nos resultados desta
pesquisa, a qual pode ser pauta de estudos posteriores, que possam auxiliar outros setores,
que tratam da comunicação das universidades brasileiras. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rudnicki, Carlise Porto Schneider | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0298582153021116 | por |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Luciana Menezes | |
dc.contributor.referee2 | Belochio, Vivian de Carvalho | |
dc.contributor.referee3 | Ghisleni, Taís Steffenello | |
dc.contributor.referee4 | Coronel, Daniel Arruda | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0456892681433698 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |