dc.contributor.advisor | Rossi, Angela Garcia | |
dc.creator | Marchetti, Paula Tavares | |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T12:58:55Z | |
dc.date.available | 2023-04-14T12:58:55Z | |
dc.date.issued | 2006-01 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28692 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This work had as objective, to study the auditory processing and phonological
awareness in patients with complaint of learning disabilities assisted in SAF
(Service of speech pathology and audiology attendance of Federal University of
Santa Maria). The sample was composed by 8 patient with ages between 8 and
15 years, assisted in SAF. All the patients were submitted to the anamnese,
otorhinolaryngologic exam , basic audiology evaluation, Speaking recognizing
threshold (SRT), word recognition percentage index, acoustic immitance
measure ,staggered spondaic word (SSW), test of Speech with Noise, Test of
pitch pattern sequence(PPS) and applied the tasks of phonemic exclusion ,
detection of phonemes, phonemic synthesis , phonemic segmentation and
phonemic reversion of the Protocol of Tasks of Phonological Conscience. The
results showed that all the subjects present some altered result, so much in the
evaluation of the auditory processing as in the evaluation of the phonological
conscience. Concluding like this, that patients with complaint of learning
disabilities, assisted in SAF of Federal University of Santa Maria, they
simultaneously showed changes in the auditory processing and in phonological awareness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | por |
dc.title | Processamento auditivo x consciência fonológica: estudo em pacientes com dificuldade de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Auditory processing x phonological awareness study in patients with learning disabilities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Fonoaudiologia | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo, estudar o processamento auditivo x
consciência fonológica de pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem,
atendidos no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da UFSM. A
amostra foi composta por 8 pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem
com idades entre 8 e 15 anos. Todos os pacientes foram submetidos à anamnese,
exame otorrinolaringológico, avaliação audiológica básica, Limiar de
Reconhecimento da Fala (LRF), Índice Percentual de Reconhecimento de Fala
Filtrada (IPRF), Medidas de Imitância Acústica (MIA),teste Dicótico de
Dissílabos (SSW), teste de Fala com Ruído, Teste de Padrões de Freqüência
(TPF) e aplicadas as tarefas de exclusão fonêmica, detecção de fonemas, síntese
fonêmica, segmentação fonêmica e reversão fonêmica do Protocolo de Tarefas de
Consciência Fonológica . Os resultados mostraram que todos os sujeitos
apresentaram algum resultado alterado, tanto na avaliação do processamento
auditivo quanto na avaliação da consciência fonológica. Concluindo assim, que
pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem, atendidos no Serviço de
Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da UFSM, apresentam alterações no
processamento auditivo e na consciência fonológica concomitantemente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |