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dc.contributor.advisorRossi, Angela Garcia
dc.creatorMarchetti, Paula Tavares
dc.date.accessioned2023-04-14T12:58:55Z
dc.date.available2023-04-14T12:58:55Z
dc.date.issued2006-01
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28692
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis work had as objective, to study the auditory processing and phonological awareness in patients with complaint of learning disabilities assisted in SAF (Service of speech pathology and audiology attendance of Federal University of Santa Maria). The sample was composed by 8 patient with ages between 8 and 15 years, assisted in SAF. All the patients were submitted to the anamnese, otorhinolaryngologic exam , basic audiology evaluation, Speaking recognizing threshold (SRT), word recognition percentage index, acoustic immitance measure ,staggered spondaic word (SSW), test of Speech with Noise, Test of pitch pattern sequence(PPS) and applied the tasks of phonemic exclusion , detection of phonemes, phonemic synthesis , phonemic segmentation and phonemic reversion of the Protocol of Tasks of Phonological Conscience. The results showed that all the subjects present some altered result, so much in the evaluation of the auditory processing as in the evaluation of the phonological conscience. Concluding like this, that patients with complaint of learning disabilities, assisted in SAF of Federal University of Santa Maria, they simultaneously showed changes in the auditory processing and in phonological awareness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.titleProcessamento auditivo x consciência fonológica: estudo em pacientes com dificuldade de aprendizagempor
dc.title.alternativeAuditory processing x phonological awareness study in patients with learning disabilitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo, estudar o processamento auditivo x consciência fonológica de pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem, atendidos no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da UFSM. A amostra foi composta por 8 pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem com idades entre 8 e 15 anos. Todos os pacientes foram submetidos à anamnese, exame otorrinolaringológico, avaliação audiológica básica, Limiar de Reconhecimento da Fala (LRF), Índice Percentual de Reconhecimento de Fala Filtrada (IPRF), Medidas de Imitância Acústica (MIA),teste Dicótico de Dissílabos (SSW), teste de Fala com Ruído, Teste de Padrões de Freqüência (TPF) e aplicadas as tarefas de exclusão fonêmica, detecção de fonemas, síntese fonêmica, segmentação fonêmica e reversão fonêmica do Protocolo de Tarefas de Consciência Fonológica . Os resultados mostraram que todos os sujeitos apresentaram algum resultado alterado, tanto na avaliação do processamento auditivo quanto na avaliação da consciência fonológica. Concluindo assim, que pacientes com queixa de dificuldade de aprendizagem, atendidos no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF) da UFSM, apresentam alterações no processamento auditivo e na consciência fonológica concomitantemente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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  • Fonoaudiologia [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Fonoaudiologia

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