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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorSampaio, Andrea Maria Maia
dc.date.accessioned2014-06-04T13:11:04Z
dc.date.available2014-06-04T13:11:04Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/286
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, CE, 2010.por
dc.description.abstractThis study elaborates the importance of games and play in early childhood education. It is justified to do so, to investigate the positive influences that games and the games have on children's learning, especially on the backing of one of the theoretical concepts about learning in children: Lev Semenovich Vygotsky (1998), which among other scholars, underline the necessity of play activities are present in early development and learning of human beings, making particular reference to its existence. Somehow the play is present and adds a vital ingredient in the relationship between people, allowing creativity to flourish. Therefore, this research aims to examine and discuss the role of games, toys and games in education. For it seeks to analyze the constitution and the emergence of the game and the role of toys in the context of school management priority "care and education," especially in kindergarten. On the topic under study worked with the contribution Andrade (1995), Freire (2006), Kishimoto (2000), Lopes (1999), Negrine (1995), Oliveira (1993), Smith (2002), Santos (1997), Vygotsky (1998), among other specialists. The methodological approach was characterized by a literature review in the light of the references cited. It is argued in this study a methodology in which the play is a privileged form of learning, leading to the conclusion about the importance and applicability in the school context. We highlight the psychological and social aspects of the child because it is through play that children can express their feelings about the world.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe importance of the games and of the games In the infantile educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo faz uma abordagem sobre a importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. Justifica-se para tanto, investigar as influências positivas que os jogos e as brincadeiras exercem na aprendizagem da criança, principalmente, respaldando-se nas concepções de um dos teóricos sobre a aprendizagem infantil: Lev Semenovich Vygotsky (1998), que entre outros estudiosos, destacam a necessidade das atividades lúdicas estarem presentes nas fases do desenvolvimento e da aprendizagem dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore. Neste sentido, esta investigação tem por objetivo analisar e discutir o papel das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos na educação. Para isto busca analisar a constituição e a emergência do jogo e o papel do brinquedo no contexto da Gestão Escolar priorizando o cuidar e o educar, principalmente na Educação Infantil. No tema em estudo trabalhou-se com a contribuição Andrade (1995), Freire (2006), Kishimoto (2000), Lopes (1999), Negrine (1995), Oliveira (1993), Soares (2002), Santos (1997), Vygotsky (1998), dentre outros especialistas. O procedimento metodológico caracterizou-se por uma revisão bibliográfica à luz dos referenciais citados. Defende-se nesse estudo uma metodologia em que o brincar é uma forma privilegiada de aprendizagem, levando a concluir sobre a importância e sua aplicabilidade no contexto escolar. Destacamos os aspectos psicológicos e sociais da criança, pois é através da brincadeira que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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