Produção cinematográfica no ambiente escolar: a criação de filmes-documentários num projeto de identidade cultural e de resgate das origens éticas
Resumen
O presente artigo busca relatar a experiência do uso de meios audiovisuais como facilitadores
do aprendizado, através da inserção do mundo do cinema com a criação
de filmes-documentários, num projeto de identidade cultural e de resgate das origens
étnicas do Rio Grande do Sul encontrados na cidade de Bento Gonçalves. O trabalho
apresenta um estudo de caso sobre como integrar conhecimentos num projeto interdisciplinar,
levando o aluno a passear pelas diversas áreas do conhecimento de forma
a pesquisar, entrevistar, criar enredos, representar, filmar, editar e fazer mostra
de filmes criados por eles mesmos. A abordagem permite que o educando vá à busca
do conhecimento e interaja com o mesmo, usando o material de tecnologias disponível
na escola, ou que eles próprios possuam, entrando, literalmente, através da visão
do educando, no mundo da produção cinematográfica. Como resultado tem-se o aprimoramento
das habilidades e a sensibilidade para a análise, a apreciação e a observação
crítica da realidade e do objeto fílmico.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]