Confronto entre o IRI e a percepção de conforto dos usuários do transporte coletivo durante o percurso que atende à UFSM
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise baseada em pesquisa de campo e coleta de dados sobre a percepção subjetiva de conforto do usuário dentro de veículos do transporte público municipal nos trajetos da rua Vale Machado até a UFSM e também da UFSM até a rua Vale Machado. O trajeto foi escolhido pois é um dos principais do município de Santa Maria-RS visto que uma grande quantidade de acadêmicos utiliza desse meio de locomoção para frequentar a universidade. A avaliação funcional de pavimentos é uma metodologia complexa e que exige grande dedicação técnica e mobilização de equipamentos para campo para que seja feita da maneira apropriada. Essa condição também traz consigo um custo elevado e um planejamento a longo prazo uma vez que para o levantamento do IRI, por exemplo, é necessário que uma escolta do departamento de trânsito municipal seja acionada para que obtenha-se resultados confiáveis nos levantamentos com o perfilômetro inercial.
Diante dessa premissa, a proposta desse trabalho é avaliar a possibilidade de utilizar de sistemas de coleta de satisfação do usuário para medir de forma mais simplificada a qualidade da via correlacionando-a com o conforto gerado ao passageiro. Para isso, a metodologia que se destacou foi o CSAT, denominada Customer Satisfaction Score que pode ser aplicada utilizando de formulários digitais com o intuito de facilitar a coleta e trazer maior praticidade.
Os resultados obtidos na coleta CSAT também foram comparados com acelerações verticais medidas com o auxílio de smartphones para verificar a sua correlação e também explicar fenômenos como a discrepância de resultados dependendo da posição em que o passageiro se encontra no veículo.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [272]
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