As TICs e os impactos do metaverso no futuro da Educação Brasileira
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-14Autor
Antunes, Nandara Luiza Deprá
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo é referente ao trabalho de conclusão do curso de Licenciatura
em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, produzido no primeiro
semestre do ano letivo. Trata-se de uma investigação acerca do avanço das TICs e
como elas interferem nas novas formas de aprendizagem encontradas na educação
brasileira hoje. A primeira seção traz o contexto histórico em torno do surgimento e
domínio das TICS. A segunda seção tem como foco a apresentação do Metaverso e
a discussão sobre como sua criação inspirou e influenciou a invenção de diversas
tecnologias desde então, assim como a mudança que este ciberespaço pode trazer
ao mundo das redes. A terceira seção informa dados estatísticos sobre exclusão
digital e regularização dos estudantes da rede pública, com o objetivo de questionar
e problematizar a naturalização da desigualdade de classes nas escolas e a
intensificação dessas diferenças no período de pandemia. Por último, o texto busca
apontar as estimativas acerca do papel das TICs na educação e quais as
expectativas para o futuro da educação no metaverso. A metodologia utilizada para
a elaboração deste texto consiste na pesquisa bibliográfica, com especial destaque
a livros, artigos e sites sobre o tema, além da análise fílmica de obras indicadas no
texto.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: