Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida De Fátima Alves Pereira
dc.creatorAntunes, Nandara Luiza Deprá
dc.date.accessioned2023-04-24T11:43:31Z
dc.date.available2023-04-24T11:43:31Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.date.submitted2022-07-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28785
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação`- Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis article refers to the final paper of the social science degree course at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), produced in the first semester of the academic year. It’s about an investigation regarding the advance of TICs and how they interfere in new ways of learning found in Brazilian education nowadays. The first section brings up the historical context around the emergence and mastery of TICs. The second section focuses on the introduction of the Metaverse and the discussion about how its creation has inspired and influenced the invention of many technologies since then, such as the change that this cyberspace can bring to the world of social media. The third section shows statistical data about digital exclusion and regularization of students from public schools, having the goal to question and discuss the naturalization of the social inequality in schools and the reinforcement of these differences in a pandemic time. Lastly, the text intends to point out the expectations for the future of Metaverse education. The method applied to the construction of this text consists of bibliographic research, with a special highlighting of the books, articles and sites about the theme, besides the filmic analysis indicated in the text.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMetaversopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTICspor
dc.titleAs TICs e os impactos do metaverso no futuro da Educação Brasileirapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoEste artigo é referente ao trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, produzido no primeiro semestre do ano letivo. Trata-se de uma investigação acerca do avanço das TICs e como elas interferem nas novas formas de aprendizagem encontradas na educação brasileira hoje. A primeira seção traz o contexto histórico em torno do surgimento e domínio das TICS. A segunda seção tem como foco a apresentação do Metaverso e a discussão sobre como sua criação inspirou e influenciou a invenção de diversas tecnologias desde então, assim como a mudança que este ciberespaço pode trazer ao mundo das redes. A terceira seção informa dados estatísticos sobre exclusão digital e regularização dos estudantes da rede pública, com o objetivo de questionar e problematizar a naturalização da desigualdade de classes nas escolas e a intensificação dessas diferenças no período de pandemia. Por último, o texto busca apontar as estimativas acerca do papel das TICs na educação e quais as expectativas para o futuro da educação no metaverso. A metodologia utilizada para a elaboração deste texto consiste na pesquisa bibliográfica, com especial destaque a livros, artigos e sites sobre o tema, além da análise fílmica de obras indicadas no texto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto