dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida De Fátima Alves Pereira | |
dc.creator | Antunes, Nandara Luiza Deprá | |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T11:43:31Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T11:43:31Z | |
dc.date.issued | 2022-07-14 | |
dc.date.submitted | 2022-07-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28785 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação`- Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | This article refers to the final paper of the social science degree course
at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), produced in the first semester of
the academic year. It’s about an investigation regarding the advance of TICs and
how they interfere in new ways of learning found in Brazilian education nowadays.
The first section brings up the historical context around the emergence and mastery
of TICs. The second section focuses on the introduction of the Metaverse and the
discussion about how its creation has inspired and influenced the invention of many
technologies since then, such as the change that this cyberspace can bring to the
world of social media. The third section shows statistical data about digital exclusion
and regularization of students from public schools, having the goal to question and
discuss the naturalization of the social inequality in schools and the reinforcement of
these differences in a pandemic time. Lastly, the text intends to point out the
expectations for the future of Metaverse education. The method applied to the
construction of this text consists of bibliographic research, with a special highlighting
of the books, articles and sites about the theme, besides the filmic analysis indicated
in the text. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Metaverso | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | TICs | por |
dc.title | As TICs e os impactos do metaverso no futuro da Educação Brasileira | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Ciências Sociais | por |
dc.description.resumo | Este artigo é referente ao trabalho de conclusão do curso de Licenciatura
em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, produzido no primeiro
semestre do ano letivo. Trata-se de uma investigação acerca do avanço das TICs e
como elas interferem nas novas formas de aprendizagem encontradas na educação
brasileira hoje. A primeira seção traz o contexto histórico em torno do surgimento e
domínio das TICS. A segunda seção tem como foco a apresentação do Metaverso e
a discussão sobre como sua criação inspirou e influenciou a invenção de diversas
tecnologias desde então, assim como a mudança que este ciberespaço pode trazer
ao mundo das redes. A terceira seção informa dados estatísticos sobre exclusão
digital e regularização dos estudantes da rede pública, com o objetivo de questionar
e problematizar a naturalização da desigualdade de classes nas escolas e a
intensificação dessas diferenças no período de pandemia. Por último, o texto busca
apontar as estimativas acerca do papel das TICs na educação e quais as
expectativas para o futuro da educação no metaverso. A metodologia utilizada para
a elaboração deste texto consiste na pesquisa bibliográfica, com especial destaque
a livros, artigos e sites sobre o tema, além da análise fílmica de obras indicadas no
texto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |