O papel do supervisor no contexto escolar
Abstract
Tendo em vista as transformações requeridas pela LDB/96,
direcionada para uma gestão democrática, o presente trabalho se propõe a
analisar o papel do Supervisor no contexto escolar, relacionando seu
desempenho aos diversos momentos da história educacional brasileira.
A nova proposta de gestão tem como base a participação do coletivo
escolar, esta ganha uma certa autonomia, exigindo de seus profissionais
uma atuação eficiente e atualizada. Isto requer de seus gestores, em
especial o Supervisor, uma profunda reflexão com vistas a uma ação
democrática inovadora do processo educativo. Nesta perspectiva o
Supervisor é um agente dinamizador, intermediador, integrador e
coordenador do processo técnico-político-pedagógico na gestão escolar. A
metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho é de caráter
qualitativo, cujo campo de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino
Fundamental Augusto Vitor Costa. A pesquisa foi realizada através de
entrevistas com a equipe diretiva e docentes da instituição sobre o
desempenho da função supervisora no contexto escolar. Trata-se, portanto,
de um estudo de caso, cuja descrição, análise e interpretação da realidade
investigada foram gradativamente construídas através da observação direta.
Collections
- Educação [46]
The following license files are associated with this item: