dc.creator | Pereira, Cássia de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T12:25:30Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T12:25:30Z | |
dc.date.issued | 2023-01-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28799 | |
dc.description.abstract | The present study considers the recognition of the characteristics of high
abilities/giftedness (AH/SD) and Autistic Spectrum Disorder (ASD) in students enrolled in
higher education. This dissertation was developed in the Professional Master's Degree in
Public Policy and Educational Management. When thinking about these students. It aims
to understand the implications of these characteristics in their learning process. Given this,
the study had as its general objective to analyze the educational trajectory of students with
High Abilities/Giftedness and Autistic Spectrum Disorder inserted in higher education and
the recognition of this condition in this space. The theoretical framework that supported
this research has as main authors: Renzulli (2014), Bulhões (2018), Virgolim (2007),
Nakano (2021), and Garcias (2020), among others. To carry out this work, we opted for a
qualitative approach, in a case study type, based on an interview and a questionnaire with
students with these characteristics inserted in the Accessibility Subdivision, which is part
of the Coordination of Educational Actions (CAEd ) at the Federal University of Santa
Maria. Therefore, the analysis was performed by categories, through content analysis
(BARDIN, 2006). It was noticed that, in the speeches of the participants, several
characteristics of the double condition are evidenced, evidencing their demands and
specific characteristics. Thus, the student with dual status must, firstly, be recognized in
the spaces and, therefore, the professionals know about their specificities to contemplate
their pedagogical demands. As a product of this work, informative material was elaborated
on the double condition to the recognition of this student as well as the educational
practices of the professors; a form was also suggested – “Form for the student in
attendance at CAEd - Double condition” for use in the sector. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Transtorno do espectro do autismo | por |
dc.subject | Dupla condição | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Contextos educativos | por |
dc.subject | High abilities/ Giftedness | eng |
dc.subject | Autistic spectrum disorder | eng |
dc.subject | Double condition | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Educational contexts | eng |
dc.title | O reconhecimento do estudante com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro do autismo: o contexto do ensino superior | por |
dc.title.alternative | Recognition of students with high abilities/giftedness and autism spectrum disorder: the context of higher education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata sobre o reconhecimento das características de altas
habilidades/superdotação (AH/SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em
estudantes inseridos no ensino superior. Essa dissertação foi desenvolvida no
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Ao pensar nesses
alunos, tem-se a intenção de perceber as implicações dessas características em seu
processo de aprendizagem. Diante disso, o trabalho teve como objetivo geral analisar
a trajetória educacional de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e
Transtorno do Espectro Autista inseridos no ensino superior e o reconhecimento
dessa condição neste espaço. O referencial teórico que embasou esta pesquisa tem
como principais autores: Renzulli (2014), Bulhões (2018), Virgolim (2007), Nakano
(2021), Garcias (2020), entre outros. Para a realização deste trabalho, optou-se pela
abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir de uma entrevista e um
questionário com os estudantes com estas características inseridos na Subdivisão de
Acessibilidade, a qual faz parte da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) na
Universidade Federal de Santa Maria. Logo, a análise foi realizada por categorias,
através da análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Percebeu-se que, nas falas dos
participantes, são evidenciadas diversas características da dupla condição,
evidenciando as suas demandas e características específicas. Assim, o estudante
com dupla condição deve, primeiramente, ser reconhecido nos espaços e, logo, os
profissionais terem conhecimento sobre suas especificidades a fim de contemplar
suas demandas pedagógicas. Como produto deste trabalho, foi elaborado um material
informativo sobre a dupla condição com objetivo de auxiliar o reconhecimento deste
estudante como também as práticas educacionais dos docentes; foi sugerido também
um formulário – “Formulário para o aluno em atendimento na CAEd - Dupla condição”
para utilização no setor. | por |
dc.contributor.advisor1 | Negrini, Tatiane | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6375749355117140 | por |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Laura Ceretta | |
dc.contributor.referee2 | Pavão, Silvia Maria de Oliveira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8973322737936654 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |