Mostrar registro simples

dc.creatorPereira, Cássia de Freitas
dc.date.accessioned2023-04-25T12:25:30Z
dc.date.available2023-04-25T12:25:30Z
dc.date.issued2023-01-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28799
dc.description.abstractThe present study considers the recognition of the characteristics of high abilities/giftedness (AH/SD) and Autistic Spectrum Disorder (ASD) in students enrolled in higher education. This dissertation was developed in the Professional Master's Degree in Public Policy and Educational Management. When thinking about these students. It aims to understand the implications of these characteristics in their learning process. Given this, the study had as its general objective to analyze the educational trajectory of students with High Abilities/Giftedness and Autistic Spectrum Disorder inserted in higher education and the recognition of this condition in this space. The theoretical framework that supported this research has as main authors: Renzulli (2014), Bulhões (2018), Virgolim (2007), Nakano (2021), and Garcias (2020), among others. To carry out this work, we opted for a qualitative approach, in a case study type, based on an interview and a questionnaire with students with these characteristics inserted in the Accessibility Subdivision, which is part of the Coordination of Educational Actions (CAEd ) at the Federal University of Santa Maria. Therefore, the analysis was performed by categories, through content analysis (BARDIN, 2006). It was noticed that, in the speeches of the participants, several characteristics of the double condition are evidenced, evidencing their demands and specific characteristics. Thus, the student with dual status must, firstly, be recognized in the spaces and, therefore, the professionals know about their specificities to contemplate their pedagogical demands. As a product of this work, informative material was elaborated on the double condition to the recognition of this student as well as the educational practices of the professors; a form was also suggested – “Form for the student in attendance at CAEd - Double condition” for use in the sector.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectTranstorno do espectro do autismopor
dc.subjectDupla condiçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectContextos educativospor
dc.subjectHigh abilities/ Giftednesseng
dc.subjectAutistic spectrum disordereng
dc.subjectDouble conditioneng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectEducational contextseng
dc.titleO reconhecimento do estudante com altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro do autismo: o contexto do ensino superiorpor
dc.title.alternativeRecognition of students with high abilities/giftedness and autism spectrum disorder: the context of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre o reconhecimento das características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estudantes inseridos no ensino superior. Essa dissertação foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Ao pensar nesses alunos, tem-se a intenção de perceber as implicações dessas características em seu processo de aprendizagem. Diante disso, o trabalho teve como objetivo geral analisar a trajetória educacional de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e Transtorno do Espectro Autista inseridos no ensino superior e o reconhecimento dessa condição neste espaço. O referencial teórico que embasou esta pesquisa tem como principais autores: Renzulli (2014), Bulhões (2018), Virgolim (2007), Nakano (2021), Garcias (2020), entre outros. Para a realização deste trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir de uma entrevista e um questionário com os estudantes com estas características inseridos na Subdivisão de Acessibilidade, a qual faz parte da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) na Universidade Federal de Santa Maria. Logo, a análise foi realizada por categorias, através da análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Percebeu-se que, nas falas dos participantes, são evidenciadas diversas características da dupla condição, evidenciando as suas demandas e características específicas. Assim, o estudante com dupla condição deve, primeiramente, ser reconhecido nos espaços e, logo, os profissionais terem conhecimento sobre suas especificidades a fim de contemplar suas demandas pedagógicas. Como produto deste trabalho, foi elaborado um material informativo sobre a dupla condição com objetivo de auxiliar o reconhecimento deste estudante como também as práticas educacionais dos docentes; foi sugerido também um formulário – “Formulário para o aluno em atendimento na CAEd - Dupla condição” para utilização no setor.por
dc.contributor.advisor1Negrini, Tatiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6375749355117140por
dc.contributor.referee1Moreira, Laura Ceretta
dc.contributor.referee2Pavão, Silvia Maria de Oliveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8973322737936654por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International