Sistemas de atividades do estágio obrigatório de cursos de licenciaturas em três perspectivas
Abstract
O objetivo deste trabalho é identificar o sistema de atividades dos estágios obrigatórios de observação e docência do Curso de Licenciatura em Letras/ Inglês da UFSM, sob três perspectivas: 1) dos documentos legais, regulamentadores da prática de estágio; 2) da coordenadora pedagógica de uma escola da rede pública de ensino de Santa Maria; e 3) da professora orientadora da disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Para realizar esta pesquisa, adotamos as teorias da Pesquisa Colaborativa (CELANI, 2002; MAGALHÃES, 2002), da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (LIBERALI, 2009; ENGESTRÖN, 1987), da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003) e da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2004). O corpus deste trabalho é composto pela Instrução Normativa Nº 01/2014, pelo termo de compromisso do estágio e por três entrevistas semi-estruturadas, sendo duas com a coordenadora pedagógica e uma com a professora orientadora de estágio. A análise mostrou que os documentos legais destacam apenas um (1) sistema de atividades para ambos os estágios, não havendo distinção entre eles. Por outro lado na análise das entrevistas da coordenadora pedagógica e da professora orientadora de estágio, identificamos dois (2) sistemas de atividades distintos para cada um dos estágios. A análise ainda destacou que o sistema de atividades constituído no discurso da professora orientadora é composto por um número maior de atividades, o que o torna mais complexo e amplo em relação aos demais sistemas identificados.
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