Gestão democrática: um desafio a ser vivenciado no resgate da comunidade escolar
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Data
2009-08-07Autor
Paiva, Maria Nilba dos Santos
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A educação brasileira passou por vários momentos ao longo da história política e
organizacional do País. Com isso, a história da educação sofreu e sofre influências
políticas, filosóficas, e sociológicas. Um desses momentos foi o regime militar,
responsável por retrocesso em nossa sociedade no que diz respeito à participação
popular nas instâncias do poder público. Sofremos as imposições, os desmandos de
governantes que não tinham a menor sensibilidade para perceber que a participação
popular teria que ser valorizada. A ordem era imposta e tínhamos que obedecer sem
reclamar. Com o fim do Regime Militar e a retomada à democracia, o País pode
sonhar com novas possibilidades efetivas de mudanças. Essas mudanças foram se
concretizando através da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, aparatos legais que muito influenciaram na abertura para a
participação popular. Neste sentido, esta pesquisa problematiza a institucionalização
da Gestão Democrática do Ensino Público, assegurada na Constituição Federal de
1988. Assim sendo a evolução da educação no Brasil deve ser compreendida a
partir da realidade concreta criada pela herança cultural, evolução econômica e
estrutural do poder político. A Gestão aparece como superação das limitações do
conceito de Administração e corresponde ao processo de gerir a dinâmica do
sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico,
afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas e suas implementações
em consonância com os projetos pedagógicos das escolas, compromissado com os
princípios da democracia e caracterizada pelo reconhecimento da importância da
participação consciente das camadas populares da sociedade, construindo assim
espaços públicos democráticos. A pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa,
utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, apresentando, assim, a
interpretação de uma realidade materializada em escritos bibliográficos. Está
inserida também o processo que envolve políticas e práticas da gestão na escola
pública cearense.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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