Crisálida: um website como proposta colaborativa de formação
View/ Open
Date
2023-03-31Primeiro membro da banca
Costa, Alan Ricardo
Segundo membro da banca
Vírsida, Gonzalo Enrique Abio
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho está ligado à linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias
Educacionais em Rede (LP1) do Programa de Pós-graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao grupo
de pesquisa POLIFONIA - Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação
Docente e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas da Universidade Federal
Fronteira Sul (UFFS). O tema escolhido para a pesquisa foi a produção de material
didático autoral, com a finalidade de conhecer o que os pesquisadores da área estão
destacando como pertinente sobre esse tema e propor uma solução. Trata-se de
uma pesquisa exploratória, aplicada, de abordagem qualitativa. Na ausência física
do professor ou como apoio em sua prática pedagógica, o material didático é o meio
pelo qual acontece a interação com o aluno. Sabendo da importância do material
didático, seja na EAD, no presencial ou no ensino remoto; da importância de o
professor ser autor do seu próprio material, deixando sua identidade, sua marca
nesse mundo virtual, no caso dos materiais digitais; da diferença que faz o professor
tomar para si a responsabilidade da sua formação; esta pesquisa se justifica como
uma proposta de colaboração para o nascimento desse novo professor: autor,
autônomo e engajado, visto que ainda há muita dificuldade no uso das tecnologias
digitais. Posto que nem a formação inicial, nem a continuada parecem estar dando
conta da demanda, tamanho o descompasso que se apresenta na área da
educação, temos que lançar mão de outras alternativas que possam auxiliar os
professores de forma efetiva e ágil. Esta pesquisa tem por objetivo geral criar um
website que sirva de apoio na formação e no processo de autoria dos professores da
Educação Básica; e, como específicos: reconhecer a importância do material
didático no processo de ensino e de aprendizagem; verificar em quais ferramentas
os professores tiveram dificuldades nos últimos anos, sobretudo no período
pandêmico; desenvolver estratégia que auxilie os professores na conquista da
fluência digital; e, colaborar no incentivo da criação de material didático autoral com
o uso das tecnologias digitais. O foco desta pesquisa é a formação informal, aquela
em que o próprio professor busca por interesse ou necessidade, ou seja, a
autoformação. O produto desenvolvido é um website, onde o professor encontrará
conteúdo digital, de livre acesso e em formato micro, para auxiliar na produção do
seu próprio material didático. Para a criação deste produto, foi utilizada a
metodologia do design instrucional, e, como referencial teórico textos de Paulo
Freire, Vilson Leffa, Cristóbal Cobo e John Moravec, Nelson Pretto, Andréia
Inamorato dos Santos e Andrea Filatro, dentre outros foram fundamentais.
Collections
The following license files are associated with this item: