Desenvolvimento de um instrumento virtual de avaliação da fala
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Data
2023-03-17Primeiro coorientador
Keske-Soares, Marcia
Primeiro membro da banca
Vogeley, Ana Carla Estellita
Segundo membro da banca
Wertzner, Haydee Fiszbein
Terceiro membro da banca
Tomé , Marileda Cattelan
Quarto membro da banca
Ceron, Marizete Ilha
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo teve como objetivo elaborar um Instrumento Virtual de Avaliação da Fala para
avaliar a produção da fala de crianças e adolescentes falantes do Português Brasileiro. Esta
avaliação foi baseada em um instrumento de avaliação da fala, de origem holandesa, que
apresenta diversos estímulos para produção da fala (nomeação de figuras, imitação e repetição
de palavras e pseudopalavras, e diadococinesia), e dois outros instrumentos (de avaliação
fonológica e motora de fala), ambos brasileiros. O sistema web elaborado possibilita a avaliação
da produção de fala de crianças e adolescentes falantes do Português Brasileiro (PB) a partir de
diferentes formas de eliciação verbal. Esse instrumento permite ao fonoaudiólogo obter um
diagnóstico mais específico para os Transtornos dos Sons da Fala. A elaboração do instrumento
foi organizada em nove etapas: Etapa 1 – Análise dos instrumentos e definição das tarefas;
Etapa 2 – Seleção dos estímulos; Etapa 3 – Análise de juízes especialistas; Etapa 4 – Análise
semântica; Etapa 5 – Ilustração das palavras; Etapa 6 – Análise de juízes não especialistas;
Etapa 7 – Elaboração do sistema web; Etapa 8 – Estudo piloto 1; Etapa 9 – Estudo piloto 2. Os
estímulos utilizados no instrumento passaram por análise de juízes especialistas, análise
semântica e análise de juízes não especialistas, resultando em 91 palavras e 26 pseudopalavras.
Nessas etapas, participaram como juízes fonoaudiólogos doutores especialistas na área de
avaliação da fala, crianças e adolescentes do interior do Rio Grande do Sul e de outras regiões
do Brasil, na faixa etária de dois a 17 anos e 11 meses. Dessa forma, ficou comprovado que o
instrumento apresentado nesse estudo apresenta validade de conteúdo adequada para o que se
propõe. Após a ilustração das palavras, gravação dos vídeos e áudios, e elaboração do sistema
web foi realizado o Estudo Piloto 1, que incluiu uma criança e um adolescente com
desenvolvimento de fala típico. Nessa etapa, modificações no instrumento foram realizadas
com o intuito de diminuir o tempo na aplicação da prova de nomeação e imitação de palavras,
e evitar fadiga. Assim, a lista de 91 palavras foi reorganizada, conforme quantidade de fonemas
em diferentes posições na palavra, nas provas de nomeação e imitação. No final, foram
incluídas no instrumento: 91 palavras reais (destas, 61 palavras integraram a prova de
nomeação, 51 a de imitação e 5 a prova de repetição); 26 pseudopalavras (26 compuseram a
prova de imitação e 4 a prova de repetição); e 6 estímulos na prova de diadococinesia. No
Estudo Piloto 2, 32 crianças e adolescentes de dois a 17 anos e 11 meses com desenvolvimento
de fala típico e Transtornos dos Sons da Fala previamente diagnosticados foram avaliados com
o Instrumento Virtual de Avaliação da Fala. Nessa etapa, algumas palavras apresentaram
dificuldade pelas crianças menores e a lista de dicas foi revisada e modificada. Além disso, a
queixa de fadiga diminuiu e os participantes referiram que gostaram do instrumento e que
acharam as figuras e o formato atrativo. Nas tarefas de imitação de pseudopalavras, repetição
de palavras e pseudopalavras e diadococinesia, os avaliandos não apresentaram dificuldade e
compreenderam as orientações. O Instrumento apresenta variação em relação ao tempo de
aplicação, de acordo com a idade, mas em média leva em torno de 30/40 minutos para ser
aplicado completamente
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