Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorSilva, Regina Puntel da Costa
dc.date.accessioned2023-05-04T12:12:20Z
dc.date.available2023-05-04T12:12:20Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28950
dc.description.abstractThis project had as its priority the adults with intellectual disability (ID) in the aging phase. At old age, there frequently occur alterations in different areas of cognition, that involve mental function, like the ability to think, perceive, remember, feel, rationalize and answer to external stimuli (RABELO, 2009). Therefore, with this research, the needs of a person with ID in the adult phase for autonomy can be understood, in order to discuss the possibilities of improving their functioning so that they become more independent. In this sense, a study of basic nature was done with exploratory objectives and realized with interviews: five students with ID between the ages of 45 and 50, themselves being in the institution for more than 10 years; a professor of Special Education; a social educator; and three regular teachers, acting in the institutions from six months to 13 years. Therefore, it was possible to reflect over the necessities of the person with ID in the adult phase and understand which biological symptoms, health, social relationships, autonomy and disposition, in the life of the subjects, are interconnected. It's understood that it's necessary to exercise the body and mind living in society and practicing daily life activities and physical activities. In addition, it had been learned a little about the operation of Special Education and the potential interests of these subjects, and thus it can be understood that these subjects have needs to exercise the body and mind, and this transformation only occurs living in society and practicing activities, both of mental health and physical.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectEducação Especial. Autonomia. Fase adulta. Envelhecimentopor
dc.titlePessoas com deficiência intelectual envelhecendo com autonomiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciada em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoEste projeto teve como prioridade os adultos com Deficiência Intelectual (DI) na fase de envelhecimento. Na velhice, frequentemente ocorrem alterações em diferentes áreas da cognição, que envolvem o funcionamento mental, como as habilidades de pensar, de perceber, de lembrar, de sentir, de raciocinar e de responder aos estímulos externos (RABELO, 2009). Assim, com esta pesquisa, pode-se conhecer as necessidades da pessoa com DI na fase adulta para se manter autônomo, a fim de discutir as possibilidades de melhorar seu funcionamento para se tornar mais independente. Nesse sentido, foi feito um estudo de natureza básica com objetivos exploratórios e realizadas entrevistas com: cinco alunos com DI entre 45 e 50 anos, estando eles na instituição há mais de 10 anos; uma professora de Educação Especial; uma educadora social; e três professoras regulares, atuantes nas instituições de seis meses a 13 anos. Assim sendo, foi possível refletir sobre as necessidades da pessoa com DI na fase adulta e entender que os sintomas biológicos, saúde, relações sociais, autonomia e disposição, na vida desses sujeitos, estão interligados. Entende-se que é necessário exercitar o corpo e a mente vivendo em sociedade e praticando atividades de vida diária e físicas. Ademais, conheceu-se um pouco sobre a atuação da Educação Especial e os interesses e potenciais desses sujeitos e, dessa forma, pode-se perceber que esses sujeitos possuem necessidades de exercitar o corpo e a mente, e essa transformação só ocorre vivendo em sociedade e praticando atividades, tanto de saúde mental quanto físicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto