dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Silva, Regina Puntel da Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T12:12:20Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T12:12:20Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28950 | |
dc.description.abstract | This project had as its priority the adults with intellectual disability (ID) in the aging
phase. At old age, there frequently occur alterations in different areas of cognition,
that involve mental function, like the ability to think, perceive, remember, feel,
rationalize and answer to external stimuli (RABELO, 2009). Therefore, with this
research, the needs of a person with ID in the adult phase for autonomy can be
understood, in order to discuss the possibilities of improving their functioning so that
they become more independent. In this sense, a study of basic nature was done with
exploratory objectives and realized with interviews: five students with ID between the
ages of 45 and 50, themselves being in the institution for more than 10 years; a
professor of Special Education; a social educator; and three regular teachers, acting
in the institutions from six months to 13 years. Therefore, it was possible to reflect
over the necessities of the person with ID in the adult phase and understand which
biological symptoms, health, social relationships, autonomy and disposition, in the life
of the subjects, are interconnected. It's understood that it's necessary to exercise the
body and mind living in society and practicing daily life activities and physical
activities. In addition, it had been learned a little about the operation of Special
Education and the potential interests of these subjects, and thus it can be understood
that these subjects have needs to exercise the body and mind, and this
transformation only occurs living in society and practicing activities, both of mental
health and physical. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial. Autonomia. Fase adulta. Envelhecimento | por |
dc.title | Pessoas com deficiência intelectual envelhecendo com autonomia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciada em Educação Especial - Noturno | por |
dc.description.resumo | Este projeto teve como prioridade os adultos com Deficiência Intelectual (DI) na fase
de envelhecimento. Na velhice, frequentemente ocorrem alterações em diferentes
áreas da cognição, que envolvem o funcionamento mental, como as habilidades de
pensar, de perceber, de lembrar, de sentir, de raciocinar e de responder aos
estímulos externos (RABELO, 2009). Assim, com esta pesquisa, pode-se conhecer
as necessidades da pessoa com DI na fase adulta para se manter autônomo, a fim
de discutir as possibilidades de melhorar seu funcionamento para se tornar mais
independente. Nesse sentido, foi feito um estudo de natureza básica com objetivos
exploratórios e realizadas entrevistas com: cinco alunos com DI entre 45 e 50 anos,
estando eles na instituição há mais de 10 anos; uma professora de Educação
Especial; uma educadora social; e três professoras regulares, atuantes nas
instituições de seis meses a 13 anos. Assim sendo, foi possível refletir sobre as
necessidades da pessoa com DI na fase adulta e entender que os sintomas
biológicos, saúde, relações sociais, autonomia e disposição, na vida desses sujeitos,
estão interligados. Entende-se que é necessário exercitar o corpo e a mente vivendo
em sociedade e praticando atividades de vida diária e físicas. Ademais, conheceu-se
um pouco sobre a atuação da Educação Especial e os interesses e potenciais
desses sujeitos e, dessa forma, pode-se perceber que esses sujeitos possuem
necessidades de exercitar o corpo e a mente, e essa transformação só ocorre
vivendo em sociedade e praticando atividades, tanto de saúde mental quanto físicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |