dc.contributor.advisor | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.creator | Silva, Vera Lúcia Machado da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T12:14:07Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T12:14:07Z | |
dc.date.issued | 2004-11-18 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28952 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This search intends to contribute in a reflexive form for teaching young and adult
persons to read and write, with regard to the exigencies of a globalized world. It claims
to know social representations of people that learn to read and write, regarding to the
school, and to verify how the expectancies in late apprenticeship contribute for the
improvement of life and labor tasks quality. It refers students’ conceptions and rights
how ransom instruments of that parcel of excluded people or without access
opportunities to scholar classes in right age. The studies bring some information about
EJA proposal management procedure in Santa Maria, referring themes how culture,
environment, life quality and autonomy exercise. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Jovens | por |
dc.subject | Adultos | por |
dc.subject | Exclusão | por |
dc.subject | Reinserção | por |
dc.subject | Oportunidades | por |
dc.title | Educação de jovens e adutos: história de vida como fator mediador das relações educacionais | por |
dc.title.alternative | Teaching young and adult persons to read and write: life history as mediator in educational relationships | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, sobre a
Educação de Jovens e adultos frente às exigências do mundo globalizado. Pretendese
conhecer as representações dos alunos alfabetizandos e colaboradores desta
pesquisa em relação à Escola, também verificar como as expectativas depositadas na
escolarização tardia contribuem para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho.
Esse artigo faz algumas considerações referentes aos conceitos e direitos desta
parcela da população como um instrumento de resgate àqueles que não tiveram
oportunidades ou foram excluídos da Escola em idade própria. Os estudos trazem
algumas considerações sobre o processo de construção da proposta de EJA no
Município de Santa Maria, bem como algumas informações sobre a Gestão desta
proposta na Escola em que foi realizada esta pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |