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dc.contributor.advisorOliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.creatorSilva, Vera Lúcia Machado da
dc.date.accessioned2023-05-04T12:14:07Z
dc.date.available2023-05-04T12:14:07Z
dc.date.issued2004-11-18
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28952
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis search intends to contribute in a reflexive form for teaching young and adult persons to read and write, with regard to the exigencies of a globalized world. It claims to know social representations of people that learn to read and write, regarding to the school, and to verify how the expectancies in late apprenticeship contribute for the improvement of life and labor tasks quality. It refers students’ conceptions and rights how ransom instruments of that parcel of excluded people or without access opportunities to scholar classes in right age. The studies bring some information about EJA proposal management procedure in Santa Maria, referring themes how culture, environment, life quality and autonomy exercise.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectAdultospor
dc.subjectExclusãopor
dc.subjectReinserçãopor
dc.subjectOportunidadespor
dc.titleEducação de jovens e adutos: história de vida como fator mediador das relações educacionaispor
dc.title.alternativeTeaching young and adult persons to read and write: life history as mediator in educational relationshipseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, sobre a Educação de Jovens e adultos frente às exigências do mundo globalizado. Pretendese conhecer as representações dos alunos alfabetizandos e colaboradores desta pesquisa em relação à Escola, também verificar como as expectativas depositadas na escolarização tardia contribuem para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho. Esse artigo faz algumas considerações referentes aos conceitos e direitos desta parcela da população como um instrumento de resgate àqueles que não tiveram oportunidades ou foram excluídos da Escola em idade própria. Os estudos trazem algumas considerações sobre o processo de construção da proposta de EJA no Município de Santa Maria, bem como algumas informações sobre a Gestão desta proposta na Escola em que foi realizada esta pesquisa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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