dc.contributor.advisor | Hatje, Marli | |
dc.creator | Schubert, Jucélia Medianeira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T14:07:39Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T14:07:39Z | |
dc.date.issued | 2006-08-28 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28960 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This study presents as a central question the Adventure and/or Radical Sports in the context of the new
Physical Education curriculum designs. Eight Physical Education teachers were interviewed up to four
public and private superior education institutions from Rio Grande do Sul that have in their curriculum
grids subjects directed to Adventure and/or Radical Sports. According to the results, it features that in
the academic environment these manifestations are consolidated under several perspectives, as a study
object, scientific investigation, work market, social practice, among others; however, in front of the complexity of the phenomenon and its up-to-dateness, the improvement of our theoretical-concept
instruments becomes necessary, because it makes evident a certain inaccurate concept about the theme. | eng |
dc.description.abstract | Este estúdio presenta como cuestión central lo deportes de aventura y/o reizgo en el contexto de las
nuevas diseñas curriculares de Educación Física.Fue hecha una encuesta a ocho professores de
Educación Física de cuatro instituciones de enseño público y privado del Rio Grande del Sur que
contempan en sus rejas curriculares asignaturas vueltas para los desportes de aventura y/o riezgo. De
acuerdo a los resultados se destaca que en el medio académico estas manifestaciones estãn consolidadas
sobre diversas perpectivas, como objeto de estudio, investigación científica, mercado de trabajo, práctica
social, entre otros, sin embargo, delante del compejo del fenómeno y de su contemponeidad vuelvesse
necesario el aprimoramento de nuestros intrumientos teóricos conceptuales, pues se evidencia una cierta
imprecisión conceptual a respeto del tema. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Esportes de aventura | por |
dc.subject | Esportes radicais | por |
dc.subject | Novos desenhos curriculares | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Adventure sports | eng |
dc.subject | Radical sports | eng |
dc.subject | New curriculum designs | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Deportes de aventura y/o reizgo | spa |
dc.subject | Nuevas diseñas curriculares | spa |
dc.subject | Educación física | spa |
dc.title | Esportes de aventura e/ou radicais no contexto dos novos desenhos curriculares de Educação Física | por |
dc.title.alternative | Adventure and/or radical sports in the context of the new physical education curriculum designs | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta como questão central os Esportes de Aventura e/ou Radicais no contexto dos
novos desenhos curriculares de Educação Física. Foram entrevistados 8 professores de Educação Física
de 4 instituições de ensino superior público e privado do RS que contemplam em suas grades
curriculares disciplinas voltadas para os Esportes de Aventura e/ou Radicais. Conforme os resultados,
destaca-se que no meio acadêmico estas manifestações estão consolidadas sob diversas perspectivas,
como objeto de estudo, investigação científica, mercado de trabalho, prática social, entre outros;
contudo, diante da complexidade do fenômeno e de sua contemporaneidade torna-se necessário o
aprimoramento nossos instrumentos teórico-conceituais, pois evidencia-se uma certa imprecisão
conceitual à respeito do tema. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |