O ensino da dança em grupos de terceira idade: processos didático-metodológicos
Visualizar/ Abrir
Data
2006-01-19Autor
Rodrigues, Angélica da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A partir da vivência com a dança para idosos, onde nos deparávamos com
algumas dificuldades e dúvidas sobre os recursos didáticos e metodológicos a serem
utilizados, surgiu o interesse pela realização deste estudo, que objetiva identificar e
analisar os processos didático-metodológicos utilizados para o ensino da dança em
grupos de terceira idade na cidade de Santa Maria/RS. O ensino da dança deve ser
um trabalho fundamentado, tornando necessário o estudo de quais recursos
didáticos e metodológicos que melhor se adaptam ao trabalho com idosos, de forma
que satisfaçam os interesses e necessidades deles e também que permitam
alcançar os objetivos traçados. Esta pesquisa justifica-se por acreditarmos que a
partir da análise e reflexão sobre o processo didático - metodológico, podemos
contribuir para a prática pedagógica dos professores que trabalham a dança para
idosos, visto que os resultados deste trabalho serão disponibilizados a eles; e
também por acreditarmos que o presente estudo pode apontar algumas sugestões
para a metodologia mais adequada a este público alvo, os idosos. Esta pesquisa
caracteriza-se como descritiva, os sujeitos participantes são professoras formadas
em Educação Física que trabalham a dança nos grupos de idosos desta cidade, e
como instrumentos para a coleta de dados utilizamos a observação (direta) das
aulas e a entrevista (semi-estruturada) com tais professoras. Para melhor
entendimento e clareza dos dados, optamos por dividi-los em cinco categorias de
análise: estrutura e organização das aulas, variáveis didáticas do professor,
construções coreográficas, avaliação das aulas e métodos de ensino da dança. A
análise dos dados observados teve como referência básica a matriz teórica, a
opinião da investigadora e os próprios dados coletados através dos instrumentos.
Como resultados, encontramos alguns dados sobre o processo didático–
metodológico como: aulas compostas, basicamente, por aquecimento geral, passos
de dança, ensaios e alongamento; o principal objetivo das aulas sendo a integração
dos alunos e o desenvolvimento das suas capacidades físicas; a realização da
avaliação da aula, mas não de forma sistemática e freqüente; a não utilização
métodos específicos para o ensino da dança e foi notório também que durante a
montagem coreográfica procurava-se levar em consideração os interesses e as
capacidades dos alunos. Assim, acreditamos ter conseguido alcançar o objetivo
desta pesquisa, contribuir com a prática pedagógica de forma que os professores
possam ter alguma referência sobre os processos didático-metodológicos usados
nos grupos de terceira idade e transformando a dança em algo mais que uma
simples prática, em algo que transcenda o físico e faça parte da história e da vida
dos alunos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: