Educação estatística – uma proposta de ensino
Abstract
Pesquisas recentes em Educação têm destacado a necessidade dos professores buscar
cada vez mais compreender as maneiras pelas quais os alunos aprendem
(Bassanezi,1985). No entanto, esse conhecimento requer dos educadores uma abordagem
interdisciplinar em sala de aula. Tendo em vista aprimorar esse conhecimento, a prática
pedagógica da Estatística tem sido investigada com objetivo de construir alternativas
metodológicas, embasadas cientificamente, de forma que a aprendizagem e a aplicabilidade
dessa ciência sejam efetivas. Isso ocorre devido à problemática constatada na real
aprendizagem e à necessidade de esclarecimento sobre a aplicabilidade da Estatística nas
mais diversas áreas de conhecimento. Ciente do compromisso de estimular o aluno a
aprender Estatística, o presente trabalho visa desenvolver um estudo sobre o
desenvolvimento da Educação Estatística nas escolas, questionando professores e alunos
sobre a importância de desenvolver uma Matemática significativa, na qual se considere o
papel desta na vida dos estudantes, sejam ao desenvolver atitudes positivas nos alunos em
relação a essa disciplina ou ao proporcionar um espaço pedagógico que valorize o processo
ao invés do fato, as idéias ao invés das técnicas. Esta pesquisa visa propor diversidade de
problemas envolvendo outras áreas ou mesmo áreas internas à própria Matemática, a fim
de relevar a importância das atitudes na formação do usuário da Estatística, destacando o
fato que assim como a Matemática, a Estatística também está presente na vida das
pessoas, seja enquanto cidadãos, consumidores de informações veiculadas pela mídia, ou
enquanto profissionais que lidam com informações Estatísticas, ou como pesquisadores que
lidam com a metodologia científica. Os resultados desta pesquisa apontam que é importante
que o professor aprenda conhecer a realidade dos alunos, de modo que possa intervir
considerando: a) as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se
depara ao participar do processo de aprendizagem e; b) os contextos socioculturais dos
alunos.
Collections
The following license files are associated with this item: