dc.contributor.advisor | Merck, Ana Maria Thielen | |
dc.creator | Santini, Renata Favarin | |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T12:08:31Z | |
dc.date.available | 2023-05-11T12:08:31Z | |
dc.date.issued | 2006-09-13 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29041 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The present work has the objective to bring subsidies for the discussion of the
Environmental Education through the teaching of Visual Arts. Inicially, it presents a
historical one summarized of Art teaching in Brazil and new perspectives in
education, which consider reading images as a method that attends to the brazilian
art education demands, and contribute for the development of the Environmental
Education, from the point of view of Humain Science. It has show still, a research
accomplished with students from the pos-graduation in Environmental Education,
looking for a diagnosis on their interpretation face to pictures of Art. At last, this work
presents, in short, the experience opportuned by Rondon Project 2006, a
governmental programme that intends to give support to needy populations in Brazil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Leitura de imagem | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Visual arts | por |
dc.subject | Reading images | eng |
dc.subject | Method | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.title | A educação ambiental como variável para abordar os problemas ambientais por meio da leitura de imagens – estudo de casos | por |
dc.title.alternative | Environmental education as variable for accost the environmental problems through reading images | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo trazer subsídios para a discussão da
Educação Ambiental por meio do ensino de Artes Visuais. Inicialmente, apresenta
um histórico resumido do ensino de Arte no Brasil e das perspectivas atuais, que
consideram a leitura de imagens como metodologia que atende às novas exigências
da arte-educação brasileira, e que contribuem significativamente para o
desenvolvimento da Educação Ambiental, do ponto de vista das Ciências Humanas.
Relata, ainda, uma pesquisa realizada com estudantes de pós-graduação em
Educação Ambiental, buscando um diagnóstico sobre suas interpretações diante de
imagens artísticas. Por último, este trabalho apresenta, sucintamente, a experiência
oportunizada pelo Projeto Rondon 2006, um programa financiado pelo governo
federal que tem o propósito de fornecer ajuda às populações carentes brasileiras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |