Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMerck, Ana Maria Thielen
dc.creatorSantini, Renata Favarin
dc.date.accessioned2023-05-11T12:08:31Z
dc.date.available2023-05-11T12:08:31Z
dc.date.issued2006-09-13
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29041
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe present work has the objective to bring subsidies for the discussion of the Environmental Education through the teaching of Visual Arts. Inicially, it presents a historical one summarized of Art teaching in Brazil and new perspectives in education, which consider reading images as a method that attends to the brazilian art education demands, and contribute for the development of the Environmental Education, from the point of view of Humain Science. It has show still, a research accomplished with students from the pos-graduation in Environmental Education, looking for a diagnosis on their interpretation face to pictures of Art. At last, this work presents, in short, the experience opportuned by Rondon Project 2006, a governmental programme that intends to give support to needy populations in Brazil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectLeitura de imagempor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectVisual artspor
dc.subjectReading imageseng
dc.subjectMethodeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleA educação ambiental como variável para abordar os problemas ambientais por meio da leitura de imagens – estudo de casospor
dc.title.alternativeEnvironmental education as variable for accost the environmental problems through reading imageseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo trazer subsídios para a discussão da Educação Ambiental por meio do ensino de Artes Visuais. Inicialmente, apresenta um histórico resumido do ensino de Arte no Brasil e das perspectivas atuais, que consideram a leitura de imagens como metodologia que atende às novas exigências da arte-educação brasileira, e que contribuem significativamente para o desenvolvimento da Educação Ambiental, do ponto de vista das Ciências Humanas. Relata, ainda, uma pesquisa realizada com estudantes de pós-graduação em Educação Ambiental, buscando um diagnóstico sobre suas interpretações diante de imagens artísticas. Por último, este trabalho apresenta, sucintamente, a experiência oportunizada pelo Projeto Rondon 2006, um programa financiado pelo governo federal que tem o propósito de fornecer ajuda às populações carentes brasileiras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto