O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
Abstract
O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho
“abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que
envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra equipe diretiva, professores e alunos da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena - Santa Maria/RS. Esses
sujeitos foram entrevistados, para que suas idéias servissem como aportes para o estudo.
Embora não existam conclusões fechadas a respeito do tema focado, acreditamos no papel
da Equipe Diretiva enquanto mediadora da construção de um trabalho pedagógico dotado
de sentido concreto, uma vez que também é sujeito da prática educacional, pois é
responsável historicamente e culturalmente por processos de encaminhamento. Notamos
que demonstram dificuldades de sistematizar mudanças na prática social. Sendo assim
procuramos encaminhar questões, principalmente sobre a formação continuada, já que a
comunidade escolar demonstra necessidade de discutir e estudar mais, mas encontra
obstáculos e para neles. Ressaltamos a necessidade da equipe diretiva lutar contra o
trabalho abstrato, estimular nos professores a transformação radical do trabalho estranhado
em um trabalho social, que seja fonte e base para a emancipação humana.
Collections
- Gestão Educacional [298]
The following license files are associated with this item: