Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorSagrillo, Daniele Rorato
dc.date.accessioned2023-05-12T10:48:52Z
dc.date.available2023-05-12T10:48:52Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29058
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand, through the differentiation between "abstract" and "concrete" work, the role of the directive group as well as other elements which are involved in the school context. The research integrates directive group, teachers and students from Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena - Santa Maria/RS. These individuals were interviewed so that their ideas could serve as contributions for the study. Although there are no closed conclusions regarding the focused theme, we believed in the role developed by the Directive Group as a mediator of the construction of a pedagogic work endowed with concrete sense once it is also subject of the education practice, because it is responsible historically and culturally for direction processes. We noticed that they demonstrate difficulties of systematizing changes in social practice. This way, we tried to prepare questions, mainly about the continuous formation, since the school community presents necessity of discussing and studying more, but it finds obstacles and doesn’t move forwards. We emphasize the need of the directive group to struggle against the abstract work, to stimulate the teachers to radical transformation of the work become strange in a social work, that it comes to be a source and a base for the human emancipation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEquipe diretivapor
dc.subjectTrabalho concretopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDirective groupeng
dc.subjectWork concreteeng
dc.subjectContinuous formationeng
dc.titleO papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de casopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra equipe diretiva, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena - Santa Maria/RS. Esses sujeitos foram entrevistados, para que suas idéias servissem como aportes para o estudo. Embora não existam conclusões fechadas a respeito do tema focado, acreditamos no papel da Equipe Diretiva enquanto mediadora da construção de um trabalho pedagógico dotado de sentido concreto, uma vez que também é sujeito da prática educacional, pois é responsável historicamente e culturalmente por processos de encaminhamento. Notamos que demonstram dificuldades de sistematizar mudanças na prática social. Sendo assim procuramos encaminhar questões, principalmente sobre a formação continuada, já que a comunidade escolar demonstra necessidade de discutir e estudar mais, mas encontra obstáculos e para neles. Ressaltamos a necessidade da equipe diretiva lutar contra o trabalho abstrato, estimular nos professores a transformação radical do trabalho estranhado em um trabalho social, que seja fonte e base para a emancipação humana.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [293]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto