dc.creator | Sinigaglia, Tiago | |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T13:06:27Z | |
dc.date.available | 2023-05-15T13:06:27Z | |
dc.date.issued | 2023-03-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29081 | |
dc.description.abstract | In the current scenario, about 99.8% of transports are powered by internal
combustion engines (ICE). Transport is still responsible for 24% of direct CO2
emissions through the burning of fuels. Presently, efforts have been made to develop
electric vehicles, with the aim of reducing greenhouse gas (GHG) emissions in
mobility. Concomitantly, intense research focused at improving the performance and
efficiency of ICEs has been carried out. For researchers, politicians and business
decision makers, knowing the stage of technology development, trends and factors
that influence technology diffusion is essential to make assertive decisions.
Therefore, the present study aimed to analyze the technology lifecycle of vehicles
with internal combustion engines and electric vehicles. Still, we tried to identify the
critical success factors (CSF) for the diffusion of electric vehicles. Through patent
data collected at the USPTO (United States Patent Trademark Office) and at the
EPO (European Patent Office), the technology life cycle was estimated, using the
Logistic model and the Loglet Lab 4 software. The growth rates were estimated for
each of the powertrain systems. Also from the documents collected in Scopus and
Web of Science databases, through a systematic literature review, the main FCS that
influence the diffusion of electric vehicles were gathered. The results showed that the
ICE has a survival of about two to three decades until the saturation in the number of
patents occurs (expected for 2037-2043). Patent data shows that BEVs (Battery
electric vehicles) are the “hot” area of the technology movement, with annual growth
rates between 6-7%, causing the greatest research and development (R&D) efforts.
BEVs and FCEVs (Fuel cell electric vehicles) showed the highest technology
diffusion speeds in 2020. Regardless, electric vehicles still have numerous barriers to
their diffusion, in technological, economic, environmental, political, social and
marketing aspects. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Veículos híbridos | por |
dc.subject | Veículos elétricos a bateria | por |
dc.subject | Veículos a célula de combustível | por |
dc.subject | Modelo logístico | por |
dc.subject | Fatores críticos de sucesso | por |
dc.subject | Hybrid electric vehicle | eng |
dc.subject | Battery electric vehicle | eng |
dc.subject | Fuel cell vehicle | eng |
dc.subject | Logistic model | eng |
dc.subject | Critical success factor | eng |
dc.title | Análise do ciclo de vida da tecnologia dos veículos com motores de combustão interna e dos veículos eletrificados | por |
dc.title.alternative | Technology life cycle analysis of vehicles with internal combustion engines and electric vehicles | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | No cenário atual, no mundo, cerca de 99,8% dos meios de transportes são movidos
por motores de combustão interna (MCI). O transporte ainda é responsável por 24%
das emissões diretas de CO2 através da queima de combustíveis. Atualmente, têmse buscado o desenvolvimento dos veículos elétricos, com o intuito de reduzir as
emissões de gases poluentes e causadores do efeito estufa (GEE) na mobilidade.
Concomitantemente, intensas pesquisas visando às melhorias de desempenho e
eficiência nos MCIs têm sido executadas. Para os pesquisadores, políticos e
decisores empresariais, conhecer o estágio de desenvolvimento da tecnologia, as
tendências e os fatores que influenciam a difusão da tecnologia, é essencial para
tomar decisões assertivas. Portanto, o presente estudo teve como objetivo analisar o
ciclo de vida das tecnologias dos veículos com motores de combustão interna e dos
veículos elétricos. Ainda, buscou-se identificar os fatores críticos de sucesso (FCS),
para difusão dos veículos elétricos. Através de dados de patentes coletados no
USPTO (United States Patent Trademark Oficce) e no EPO (European Patent Office)
foram estimados o ciclo de vida das tecnologias, com o modelo Logístico e o
software Loglet Lab 4. A velocidade de difusão da tecnologia e a taxa de crescimento
foram estimadas para cada um dos sistemas de powertrain. A partir dos documentos
colhidos nas bases de dados Scopus e Web of Science, através de uma revisão
sistemática de literatura, reuniu-se os principais FCS que influenciam a difusão dos
veículos elétricos. Os resultados mostraram que o MCI possui uma sobrevida de
cerca de duas a três décadas até ocorrer à saturação no número de patentes
(prevista para 2037-2043). Os dados de patentes mostram que os BEVs (Battery
electric vehicles) são a área “quente” do movimento tecnológico, com taxas de
crescimento anuais entre 6-7%, causando os maiores esforços de pesquisa e
desenvolvimento (P&D). Os BEVs e FCEVs (Fuel cell electric vehicles)
apresentaram as maiores velocidades de difusão da tecnologia, em 2020. Contudo,
os veículos elétricos ainda possuem várias barreiras para a sua difusão, em
aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais, político-sociais e de marketing. | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Mario Eduardo Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4000658451843066 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Siluk, Julio Cezar Mairesse | |
dc.contributor.referee1 | Fagundez, Jean Lucca Souza | |
dc.contributor.referee2 | Roso, Vinícius Rückert | |
dc.contributor.referee3 | Lanzanova, Thompson Diórdinis Metzka | |
dc.contributor.referee4 | Sari, Rafael Lago | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6637747450458929 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |