Mostrar registro simples

dc.creatorSinigaglia, Tiago
dc.date.accessioned2023-05-15T13:06:27Z
dc.date.available2023-05-15T13:06:27Z
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29081
dc.description.abstractIn the current scenario, about 99.8% of transports are powered by internal combustion engines (ICE). Transport is still responsible for 24% of direct CO2 emissions through the burning of fuels. Presently, efforts have been made to develop electric vehicles, with the aim of reducing greenhouse gas (GHG) emissions in mobility. Concomitantly, intense research focused at improving the performance and efficiency of ICEs has been carried out. For researchers, politicians and business decision makers, knowing the stage of technology development, trends and factors that influence technology diffusion is essential to make assertive decisions. Therefore, the present study aimed to analyze the technology lifecycle of vehicles with internal combustion engines and electric vehicles. Still, we tried to identify the critical success factors (CSF) for the diffusion of electric vehicles. Through patent data collected at the USPTO (United States Patent Trademark Office) and at the EPO (European Patent Office), the technology life cycle was estimated, using the Logistic model and the Loglet Lab 4 software. The growth rates were estimated for each of the powertrain systems. Also from the documents collected in Scopus and Web of Science databases, through a systematic literature review, the main FCS that influence the diffusion of electric vehicles were gathered. The results showed that the ICE has a survival of about two to three decades until the saturation in the number of patents occurs (expected for 2037-2043). Patent data shows that BEVs (Battery electric vehicles) are the “hot” area of the technology movement, with annual growth rates between 6-7%, causing the greatest research and development (R&D) efforts. BEVs and FCEVs (Fuel cell electric vehicles) showed the highest technology diffusion speeds in 2020. Regardless, electric vehicles still have numerous barriers to their diffusion, in technological, economic, environmental, political, social and marketing aspects.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVeículos híbridospor
dc.subjectVeículos elétricos a bateriapor
dc.subjectVeículos a célula de combustívelpor
dc.subjectModelo logísticopor
dc.subjectFatores críticos de sucessopor
dc.subjectHybrid electric vehicleeng
dc.subjectBattery electric vehicleeng
dc.subjectFuel cell vehicleeng
dc.subjectLogistic modeleng
dc.subjectCritical success factoreng
dc.titleAnálise do ciclo de vida da tecnologia dos veículos com motores de combustão interna e dos veículos eletrificadospor
dc.title.alternativeTechnology life cycle analysis of vehicles with internal combustion engines and electric vehicleseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNo cenário atual, no mundo, cerca de 99,8% dos meios de transportes são movidos por motores de combustão interna (MCI). O transporte ainda é responsável por 24% das emissões diretas de CO2 através da queima de combustíveis. Atualmente, têmse buscado o desenvolvimento dos veículos elétricos, com o intuito de reduzir as emissões de gases poluentes e causadores do efeito estufa (GEE) na mobilidade. Concomitantemente, intensas pesquisas visando às melhorias de desempenho e eficiência nos MCIs têm sido executadas. Para os pesquisadores, políticos e decisores empresariais, conhecer o estágio de desenvolvimento da tecnologia, as tendências e os fatores que influenciam a difusão da tecnologia, é essencial para tomar decisões assertivas. Portanto, o presente estudo teve como objetivo analisar o ciclo de vida das tecnologias dos veículos com motores de combustão interna e dos veículos elétricos. Ainda, buscou-se identificar os fatores críticos de sucesso (FCS), para difusão dos veículos elétricos. Através de dados de patentes coletados no USPTO (United States Patent Trademark Oficce) e no EPO (European Patent Office) foram estimados o ciclo de vida das tecnologias, com o modelo Logístico e o software Loglet Lab 4. A velocidade de difusão da tecnologia e a taxa de crescimento foram estimadas para cada um dos sistemas de powertrain. A partir dos documentos colhidos nas bases de dados Scopus e Web of Science, através de uma revisão sistemática de literatura, reuniu-se os principais FCS que influenciam a difusão dos veículos elétricos. Os resultados mostraram que o MCI possui uma sobrevida de cerca de duas a três décadas até ocorrer à saturação no número de patentes (prevista para 2037-2043). Os dados de patentes mostram que os BEVs (Battery electric vehicles) são a área “quente” do movimento tecnológico, com taxas de crescimento anuais entre 6-7%, causando os maiores esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os BEVs e FCEVs (Fuel cell electric vehicles) apresentaram as maiores velocidades de difusão da tecnologia, em 2020. Contudo, os veículos elétricos ainda possuem várias barreiras para a sua difusão, em aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais, político-sociais e de marketing.por
dc.contributor.advisor1Martins, Mario Eduardo Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000658451843066por
dc.contributor.advisor-co1Siluk, Julio Cezar Mairesse
dc.contributor.referee1Fagundez, Jean Lucca Souza
dc.contributor.referee2Roso, Vinícius Rückert
dc.contributor.referee3Lanzanova, Thompson Diórdinis Metzka
dc.contributor.referee4Sari, Rafael Lago
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6637747450458929por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International