dc.contributor.advisor | Marostega, Vera Lúcia | |
dc.creator | Santos, Angela Nediane dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T12:03:36Z | |
dc.date.available | 2023-05-18T12:03:36Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29111 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The present research work approaches the communication theme among
the listening family, the deaf child and the school for deaf, and its influence in the
development and the learning of the deaf subject. The study has as theoretical base
and social-anthological focus of deafness, with some contributions of the Cultural
Studies. The work was carried out in the context of the Escola Estadual de
Educação Especial Reinaldo Fernando Coser, from Santa Maria, RS, and it reaches
listening families of deaf students who study at this school, as well as teachers and
sign language instructors. The deaf people who study in a school for the deaf with a
social-anthropological character, communication happens through he sign language,
the characteristic language of the deaf culture, which is suitable to their necessities,
since it happens in the space-visual modality. Most parents of deaf people are
listeners, and their language is of another modality, the oral listening. From that, we
aim at learning how the communication among the listening family, the deaf child and
the school for the deaf influence in the development and in the learning of the deaf
subject. The understanding is the one of how this communication happens manifests
diversified influences in the development and in the learning of the deaf subject. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola para surdos | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School for the deaf | eng |
dc.subject | Communication | eng |
dc.title | A influência da comunicação família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | O presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte,
filho surdo e escola para surdos, e sua influência no desenvolvimento e
aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque
Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A
pesquisa realizou-se no contexto da Escola Estadual de Educação Especial Reinaldo
Fernando Coser, de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos
que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais.
As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter
sócio-antropológico, se comunicam através da língua de sinais, língua própria da
cultura surda, a qual é adequada às suas necessidades, já que se dá na modalidade
espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte, e sua língua se dá
em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a
comunicação entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos influencia
no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Acreditamos que o modo
como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no
desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |