Professor de educação física e aluno com necessidades educacionais especiais: as formas e as estratégias de comunicação utilizadas nas aulas
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar as formas e as
estratégias de comunicação do professor de Educação física com
alunos sem e com Necessidades Educacionais Especiais incluídos em
classes regulares de ensino. A população foi composta de alunos da
rede regular do Ensino Fundamental, com alunos com NEE incluídos
nas turmas de Escolas Públicas Estaduais de Santa Maria-RS. Para
identificar as formas e estratégias de comunicação que o professor
utilizou nas aulas de Educação Física e as formas e estratégias de
comunicação utilizadas pelo mesmo com o aluno com Síndrome de
Down utilizou-se a filmagem de cinco (05) aulas de Educação Física,
onde elaborou-se uma ficha para análise de cada aula, e a realização
de uma entrevista com o professor de Educação Física da turma.
Obteve-se os seguintes resultados: a professora utilizou as duas
formas de comunicação (comunicação verbal e não-verbal) durante as
aulas, destacando-se a forma verbal. Com o aluno incluído a
professora não modificou suas atitudes e se comunicou igualmente
como com os demais alunos. Durante a explicação das atividades a
professora utilizou a forma de comunicação verbal como “linha de
largada”. A professora mudava as estratégias de comunicação em
todas as aulas, demonstrando um processo pouco rotineiro e com
caráter de imprevisibilidades. Assim conclui-se que, não existe uma
regra para a comunicação entre professor e aluno com NEE, e as
formas e as estratégias de comunicação que o professor de Educação
Física se utiliza nas aulas deve adequar-se as características da turma
e as individualidades dos alunos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: