Aprendizagem docente em contextos emergentes: professores iniciantes no Centro de Ciências da Saúde
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Data
2023-02-09Primeiro membro da banca
Scremin, Greice
Segundo membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadata
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Este estudo dissertativo vincula-se a linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Mestrado profissional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O estudo tem como foco compreender a temática da aprendizagem da docência em contextos emergentes, por meio do sistema de reserva de vagas/cotas, as novas tecnologias/plataformas, e os tempos e espaços administrativos da gestão universitária, identificando-os e suas implicações. Bem como reconhecer os desafios que os professores enfrentam, e quais os saberes são acionados para o desenvolvimento do seu trabalho pedagógico, a partir da realidade de professores bacharéis iniciantes em um centro de ensino da área da saúde, em uma universidade pública no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi embasada nos pressupostos teóricos de Bolzan (2002, 2009, 2016, 2019), Isaia e Bolzan (2008 e 2012), Isaia (2006 e 2009), Cunha (2004, 2007, 2009), Morosini (2006, 2013, 2014, 2016) e Tardif (2011). O estudo configura-se como qualitativo, com a abordagem narrativa sociocultural, de Bolzan (2019), a partir dos estudos de Vygotstki (2007), Freitas (2002), e Connelly e Clandinin (2011), que consideram as mediações sociais, históricas e culturais constitutivas dos sujeitos. A produção dos dados se deu por meio de entrevistas narrativas a partir de tópicos guia, que foram realizados com sete professores ingressantes na instituição entre os anos de 2017 e 2021. Esses docentes atuam nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, e Terapia Ocupacional. Delimitou-se um professor por curso. Com o auxílio de tópicos guias buscou-se compreender as trajetórias pessoais, formativas e profissionais destes sujeitos, a partir do seu trabalho pedagógico. A fim de construir o produto, definiu-se um protótipo de canal de acolhimento aos docentes iniciantes na Unidade de Apoio Pedagógico do CCS. Assim, a partir das narrativas, evidenciou-se a categoria professor iniciante, constituída por duas dimensões: à docência universitária e os contextos emergentes, e um eixo integrador: a aprendizagem docente. Esses elementos destacados nas recorrências, representam a sistematização dos achados e expressam como os diferentes saberes são acionados pelos docentes iniciantes. Desse modo, problematizou-se as necessidades emergentes da docência iniciante frente às demandas que surgiram com a expansão das universidades brasileiras. Logo, é necessárias ações de acolhimento e apoio aos docentes, na busca pela superação da falta de preparo e formação para a atuação na docência universitária, bem como contribuir para mitigar possíveis lacunas existentes entre a formação inicial acadêmica e a formação exigida. Além da necessidade de apropriação da cultura docente, tendo em vista a dinâmica e a gestão institucional.
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