Jajapo javy tape nhembo’ea: rabiscos de uma proposta curricular intercultural com o povo Guarani
View/ Open
Date
2023-01-26Primeiro membro da banca
Jesus, Suzana Cavalheiro de
Segundo membro da banca
Schneider, Vítor Jochims
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação, do curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da UFSM, aborda as temáticas de currículo
e Educação Escolar Indígena no RS. Tem por objetivo rabiscar uma Proposta Curricular
Intercultural de modo que a comunidade Mbya Guarani de Santa Maria seja protagonista na
investigação de seus processos de escolarização. Para tanto, parte-se da seguinte
problemática: como é possível rabiscar uma Proposta Curricular Intercultural de modo que a
comunidade Mbya Guarani de Santa Maria investigue seus processos de escolarização? O
estudo se constitui na EEIEF Yvyra’ijá Tenondé Verá Miri, Aldeia Mbya Guarani Guaviraty
Porã em Santa Maria, sendo validado pela comunidade, a qual se torna interlocutora e
orientadora de conhecimentos indígenas indispensáveis a uma Proposta Curricular
Intercultural baseada em um calendário socionatural/sociocultural. Assim, a pesquisa fora
compreendida como implicada e aplicada, por desenvolver-se com/para a comunidade, sendo
esta comunidade o locus de trabalho da pesquisadora. O produto técnico/educacional
construído constitui-se em uma Minuta que apresenta uma proposta de organização curricular
para o Ensino Fundamental Indígena Mbya Guarani para a EEIEF Yvyra’ijá Tenondé Verá Miri
valorizando a cultura deste povo. Ademais, este produto será encaminhado à Secretaria de
Educação do RS, possibilitando instrumentalizar ações para repensar políticas educativas
endereçadas às comunidades indígenas. Este trabalho poderá servir de base para que outras
escolas venham a re/pensa sua organização curricular valorizando e respeitado os processos
de interculturalidade, hibridismo cultural e cultura em fronteira, vivenciados pelas minorias que
buscam encontrar um espaço real na sociedade brasileira.
Collections
The following license files are associated with this item: