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dc.contributor.advisorDamilano, José Luiz Padilha
dc.creatorRosa, Lílian Kelling
dc.date.accessioned2023-05-19T14:45:01Z
dc.date.available2023-05-19T14:45:01Z
dc.date.issued2005-03-15
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29132
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractIn tlhis work it was analyzed in a research of teachers’ continuous formation, in a refexive glance of the point, of view of the used strategies, verifying its contribution to the process of the professsionals’ reflection in function of the typical conduct and of children’s carriers ofSpecial Education Needs abilities, as right to the education in the regular net of teaching. The position of UNESCO was emphasized that considers that inclusion of the faulty or different statement, as direct was of integration in the society and inside need of revision of concepts is included the Declaration of Salamanical/1994, document that pointedout the politics, beginnings and practices for the valuation begining and recognition in the action of the regular school, sothat the same promotes the leaming and assist to the needs of each one, inside of its limits and possibilities, in a perpective gone back to the intuitive, the logical, the sensorial and that, its practice prmmeates the discovery, thecreation and the search of the knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.titleInclusão: um olhar reflexivopor
dc.title.alternativeInclusion: a reflexive glanceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNeste trabalho analisou–se o olhar reflexivo de professores do ponto de vista das estratégias utilizadas na melhoria da aprendizagem, verificando sua contribuição ao processo de reflexão profissional em função da conduta típica e de habilidades de crianças com necessidades educacionais especiais, como direito à Educação na rede regular de ensino. Enfatizou–se a inclusão, como caminho direto de integração na sociedade e, dentro da necessidade, de revisão de conceitos incluiu–se a Declaração de Salamanca/1994, documento que salientou as políticas, princípios e práticas para a valorização e reconhecimento na ação da escola regular, para que a mesma promova a aprendizagem e atenda as necessidades de cada criança, dentro de seus limites e possibilidades, numa perspectiva voltada para o intuitivo, o lógico, o sensorial e que sua prática permeie a descoberta, a criação e a busca do conhecimento. Através de um embasamento teórico e estudo de caso, onde foi refletida a realidade de uma Escola de Ensino Fundamental Regular, onde o estudo procurou manter constantemente atento aos elementos que serão seqüenciados no dia–a–dia da mesma com o intenção de mudar para melhor, em métodos, recursos, estratégias de ensino–aprendizagem e, principalmente, na interação professor–aluno, aluno–aluno nas atividades desenvolvidas e no relacionamento humano.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [290]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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