dc.contributor.advisor | Damilano, José Luiz Padilha | |
dc.creator | Rosa, Lílian Kelling | |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T14:45:01Z | |
dc.date.available | 2023-05-19T14:45:01Z | |
dc.date.issued | 2005-03-15 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29132 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | In tlhis work it was analyzed in a research of teachers’ continuous
formation, in a refexive glance of the point, of view of the used strategies,
verifying its contribution to the process of the professsionals’ reflection in
function of the typical conduct and of children’s carriers ofSpecial Education
Needs abilities, as right to the education in the regular net of teaching. The
position of UNESCO was emphasized that considers that inclusion of the
faulty or different statement, as direct was of integration in the society and
inside need of revision of concepts is included the Declaration of
Salamanical/1994, document that pointedout the politics, beginnings and
practices for the valuation begining and recognition in the action of the
regular school, sothat the same promotes the leaming and assist to the needs of
each one, inside of its limits and possibilities, in a perpective gone back to the
intuitive, the logical, the sensorial and that, its practice prmmeates the
discovery, thecreation and the search of the knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Inclusão: um olhar reflexivo | por |
dc.title.alternative | Inclusion: a reflexive glance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho analisou–se o olhar reflexivo de professores do ponto de
vista das estratégias utilizadas na melhoria da aprendizagem, verificando sua
contribuição ao processo de reflexão profissional em função da conduta típica e de
habilidades de crianças com necessidades educacionais especiais, como direito à
Educação na rede regular de ensino. Enfatizou–se a inclusão, como caminho
direto de integração na sociedade e, dentro da necessidade, de revisão de
conceitos incluiu–se a Declaração de Salamanca/1994, documento que salientou
as políticas, princípios e práticas para a valorização e reconhecimento na ação da
escola regular, para que a mesma promova a aprendizagem e atenda as
necessidades de cada criança, dentro de seus limites e possibilidades, numa
perspectiva voltada para o intuitivo, o lógico, o sensorial e que sua prática permeie
a descoberta, a criação e a busca do conhecimento. Através de um embasamento
teórico e estudo de caso, onde foi refletida a realidade de uma Escola de Ensino
Fundamental Regular, onde o estudo procurou manter constantemente atento aos
elementos que serão seqüenciados no dia–a–dia da mesma com o intenção de
mudar para melhor, em métodos, recursos, estratégias de ensino–aprendizagem
e, principalmente, na interação professor–aluno, aluno–aluno nas atividades
desenvolvidas e no relacionamento humano. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |