Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorRech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.date.accessioned2023-05-22T14:32:06Z
dc.date.available2023-05-22T14:32:06Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29153
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2004.por
dc.description.abstractIn Brazil, there are few rescarches about the thematic of discharges abilities causing larger discussions in the Education Field, particulary, in the Special Education Field. Consequentey, some myths or erroneous ideas pass along the academic trajectory of high ability students. This happens due to the lack of knowledge, partly from some teachers, about ways of identifying and stimulating the talents of these students. This article presents results of a reserarch proposed to investigate if the myths that involve students shwing high abilities prevails in the conceptions of elementary school teachers from a public school of Santa Maria/RS. Ten teachers from afternoon shift, which tangl from 1st to 4th grades, participated in this reserach.The defined instrument to the data collecting was the semi-structured interview that was applied individually in a reserved environment. A tape recorder was used to record the data upon previous authorization of the interviewed teachers. The content analysis was used as a way of “reading” the participants talking. The final considerations point out the importance of awareness from teachers that work in a regular classroom, know how to identify and to direct these students to a specialized service. When they a student with giftedness characteristics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMitopor
dc.subjectAluno com altas habilidadespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectMitheng
dc.subjectHigh abilities studentseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.titleUma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeAn analysis of the myths that Involve high abilities students: the reality of a school From Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especialpor
dc.description.resumoNo Brasil, existem poucas pesquisas sobre a temática das altas habilidades, suscitando assim maiores discussões no campo da educação, em particular, da educação especial. Diante disso, alguns mitos ou idéias errôneas perpassam a trajetória acadêmica dos alunos com altas habilidades. Isso se deve ao fato do desconhecimento, por parte de alguns professores, sobre como reconhecer e estimular as habilidades desses alunos. Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa proposta para investigar se os mitos que envolvem os alunos com altas habilidades prevalecem na concepção dos docentes do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Santa Maria/RS. Dez professoras do turno da tarde, que lecionavam de 1ª a 4ª série, participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi à entrevista semi-estruturada que foi aplicada individualmente em um ambiente reservado. Para o registro dos dados foi utilizado gravador, mediante autorização prévia das entrevistadas. A análise de conteúdo foi utilizada como forma de “leitura” das falas dos sujeitos participantes da pesquisa. As considerações finais apontam para a importância da conscientização dos professores que atuam em sala de aula regular, para que eles saibam identificar, atender e/ou encaminhar estes alunos para um atendimento especializado, quando se depararem com um aluno com características de superdotação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto