dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Rech, Andréia Jaqueline Devalle | |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T14:32:06Z | |
dc.date.available | 2023-05-22T14:32:06Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29153 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | In Brazil, there are few rescarches about the thematic of discharges abilities causing
larger discussions in the Education Field, particulary, in the Special Education Field.
Consequentey, some myths or erroneous ideas pass along the academic trajectory of
high ability students. This happens due to the lack of knowledge, partly from some
teachers, about ways of identifying and stimulating the talents of these students. This
article presents results of a reserarch proposed to investigate if the myths that involve
students shwing high abilities prevails in the conceptions of elementary school teachers
from a public school of Santa Maria/RS. Ten teachers from afternoon shift, which tangl
from 1st to 4th grades, participated in this reserach.The defined instrument to the data
collecting was the semi-structured interview that was applied individually in a reserved
environment. A tape recorder was used to record the data upon previous authorization of
the interviewed teachers. The content analysis was used as a way of “reading” the
participants talking. The final considerations point out the importance of awareness
from teachers that work in a regular classroom, know how to identify and to direct these
students to a specialized service. When they a student with giftedness characteristics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mito | por |
dc.subject | Aluno com altas habilidades | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Mith | eng |
dc.subject | High abilities students | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS | por |
dc.title.alternative | An analysis of the myths that Involve high abilities students: the reality of a school From Santa Maria/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | No Brasil, existem poucas pesquisas sobre a temática das altas habilidades, suscitando
assim maiores discussões no campo da educação, em particular, da educação especial.
Diante disso, alguns mitos ou idéias errôneas perpassam a trajetória acadêmica dos
alunos com altas habilidades. Isso se deve ao fato do desconhecimento, por parte de
alguns professores, sobre como reconhecer e estimular as habilidades desses alunos.
Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa proposta para investigar se
os mitos que envolvem os alunos com altas habilidades prevalecem na concepção dos
docentes do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Santa
Maria/RS. Dez professoras do turno da tarde, que lecionavam de 1ª a 4ª série,
participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi à
entrevista semi-estruturada que foi aplicada individualmente em um ambiente
reservado. Para o registro dos dados foi utilizado gravador, mediante autorização prévia
das entrevistadas. A análise de conteúdo foi utilizada como forma de “leitura” das falas
dos sujeitos participantes da pesquisa. As considerações finais apontam para a
importância da conscientização dos professores que atuam em sala de aula regular, para
que eles saibam identificar, atender e/ou encaminhar estes alunos para um atendimento
especializado, quando se depararem com um aluno com características de superdotação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |