dc.contributor.advisor | Acosta, Marco Aurélio | |
dc.creator | Rodrigues, Juliana Maria | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T11:36:26Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T11:36:26Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29187 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Envelhecimento | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.title | Educação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos em Santa Maria - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho que tem como foco principal a educação e o envelhecimento, no
qual analisou a participação de idosos em quatro escolas públicas da cidade Santa
Maria-RS, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizou-se os motivos que
levaram os idosos a buscarem estes programas, dificuldades e as principais
mudanças que se depararam. Foram realizadas observações participantes durante
as aulas das turmas de alfabetização, e também feitas entrevistas com os idosos
freqüentes, totalizando 13 pessoas, e com o professor responsável da turma de
cada uma das escolas. Após a aplicação dos instrumentos e análise dos resultados
conclui-se que os idosos estão presentes no ambiente escolar, buscam um
envelhecer bem-sucedido, os principais motivos que os levam à escola é a
independência através da alfabetização e também a ocupação do tempo livre
através da socialização. A participação dos idosos em aula é efetiva, porém
preferem atividades baseadas no método tradicional, a educação física ocorre em
três das escolas, e há a participação dos idosos. Nenhum dos professores teve
preparação para sobre o tema envelhecimento e após terem começado a trabalhar
com idosos afirmaram valorizar mais o diálogo em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |