dc.creator | Motke, Francies Diego | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T12:06:35Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T12:06:35Z | |
dc.date.issued | 2023-04-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29188 | |
dc.description.abstract | The search for sustainability in business starts with the implementation of circular
strategies, putting an end to the current linear production system. For this, developing
a business model in accordance with the principles of the circular economy, adjusting
production cycles for maximum efficiency in the use of resources, can guarantee
returns that exceed those provided by circular strategies. It is therefore necessary for
companies to innovate in their business model for a circular model and, with that,
create enough value to increase their performance. With this, this study aims to
analyze the influence of circular strategies on the innovation of the circular business
model and on the business performance of the Brazilian chemical industries. The
research was designed from a quantitative approach, of a descriptive nature, through
a survey. The questionnaires were sent online to Brazilian chemical industries
associated with Abiquim between January and July 2021, with 56 companies returning.
The results reveal that there are positive associations between circular strategies with
circular business model innovation and business performance. It was also possible to
observe that companies that present a degree of radical innovation of the circular
business model and a higher level of business performance also present greater
adherence in the implementation of circular strategies. Finally, it was shown that the
strategies of less use of inputs and natural resources and maintaining the value of
products, components and materials discriminate the groups of industries with an
incremental degree and a radical degree of innovation of the circular business model,
while the lowest use of inputs and natural resources, less loss of materials and waste,
and maintaining the value of products, components and materials determine the
groups of industries with a higher or lower level of business performance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Economia circular | por |
dc.subject | Modelo de negócios | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Performance | por |
dc.subject | Circular economy | eng |
dc.subject | Business model | eng |
dc.subject | Innovation | eng |
dc.subject | Performance | eng |
dc.title | Análise da influência das estratégias circulares na inovação do modelo de negócios circular e no desempenho empresarial das indústrias químicas brasileiras | por |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A busca por sustentabilidade nos negócios parte da implementação de estratégias
circulares, pondo fim ao atual sistema linear de produção. Para isso, desenvolver um
modelo de negócio em acordo com os princípios da economia circular, ajustando os
ciclos de produção para a máxima eficiência na utilização dos recursos, pode garantir
retornos que ultrapassem aqueles proporcionados pelas estratégias circulares. É
necessário, portanto, que empresas inovem em seu modelo de negócios para um
modelo circular e, com isso, criem valor suficiente para aumentar seu desempenho.
Com isso, este estudo tem como objetivo analisar a influência das estratégias
circulares na inovação do modelo de negócios circular e no desempenho empresarial
das indústrias químicas brasileiras. A pesquisa foi delineada a partir de uma
abordagem quantitativa, de natureza descritiva, por meio de uma survey. Os
questionários foram enviados de forma online para indústrias químicas brasileiras
associadas à Abiquim entre os meses de janeiro e julho de 2021, obtendo-se o retorno
de 56 empresas. Os resultados revelam que existem associações positivas entre as
estratégias circulares com a inovação do modelo de negócios circular e o desempenho
empresarial. Também foi possível observar que as empresas que apresentam um
grau de inovação radical do modelo de negócios circular e um maior nível de
desempenho empresarial, também apresentam maior aderência na implementação
de estratégias circulares. Por fim, evidenciou-se que as estratégias de menor uso de
insumos e de recursos naturais e mantendo o valor dos produtos, componentes e
materiais discriminam os grupos de indústrias com grau incremental e grau radical de
inovação do modelo de negócios circular, enquanto o menor uso de insumos e de
recursos naturais, menor perda de materiais e resíduos, e mantendo o valor dos
produtos, componentes e materiais determinam os grupos de indústrias com maior ou
menor nível de desempenho empresarial. | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Clandia Maffini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2010827580929023 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Bichueti, Roberto Schoproni | |
dc.contributor.referee1 | Kneipp, Jordana Marques | |
dc.contributor.referee2 | Patias, Tiago Zardin | |
dc.contributor.referee3 | Zamberlan, João Fernando | |
dc.contributor.referee4 | Brandli, Luciana Londero | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8410605682180492 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |