A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas aulas de Educação Física
Abstract
Ao tomarmos conhecimento que uma escola oferece educação inclusiva, acredita-se que esta
apresente qualificações para que esse ensino se difunda, possibilitando ao aluno com necessidades
especiais, condições necessárias para que possa freqüentar essa escola e obter conhecimento
adequado para a sua formação. A pesquisa realizada caracterizou-se por ser uma pesquisa do tipo
qualitativa, onde foi utilizado como instrumento à entrevista semi-estruturada. Neste estudo pode-se
verificar as relações de afetividades do portador de necessidades especiais com seus colegas e com
o professor, bem como analisar o seu envolvimento nas atividades oferecidas e a qualidade da aula
do professor frente à educação física adaptada com vistas à inclusão desse aluno. Outro item
abordado neste estudo, e que representa muita importância quando se trata de educação inclusiva, é
o posicionamento do professor frente a este assunto, suas dificuldades e inquietudes ao proporcionar
educação para uma turma bastante diversificada e com alunos com necessidades especiais inclusos.
De posse dos dados, concluiu-se que é muito difícil trabalhar com inclusão quando os próprios
professores não detém o conhecimento necessário para realizar um trabalho com qualidade. Quanto
à investigação feita levando-se em conta a afetividade, essa não apresentou nenhum ponto negativo,
pois a aceitação do aluno especial é bastante favorável. Já no que se refere às aulas de educação
física adaptada, estas deixaram muito a desejar.
Collections
- Educação Especial [20]
The following license files are associated with this item: