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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorBecker, Veridiane Cristiana
dc.date.accessioned2014-06-10T12:47:57Z
dc.date.available2014-06-10T12:47:57Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/291
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis study discusses the mandatory teaching of music established by Law No. 11.769/08 from listening to the educational management of public services in the city of Não-Me-Toque/RS. To this end, we performed a case study in order to analyze the local context what are the implications of this requirement on the curriculum of schools of this type of school. Field surveys, document analysis and semi-structured interviews indicated that basically were also held , that the municipality is performing the inclusion of music based action on two fronts : the first aimed at the training of teachers , and the second , the establishment of extracurricular projects organizing Martial Band, children's choirs , musical instruments and others with the same students in these schools , working with projects . The surveys were conducted in SMECD Municipal Secretariat for Education, Culture and Sport, with the municipal secretary of education, with two music teachers responsible for implementing these projects and the policy part of a public school, a state and a particular of our municipality. The data analysis was performed by coordinating with the studies of the subject, particularly from studies conducted during the Course of Specialization in Educational Management offered by the Federal University of Santa Maria, the Pole of Uncle Hugo - RS the modality of distance education, emphasizing its importance in both the municipal and institutional framework to promote strategies to promote effective integration of music in schools in the context of basic education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectSistema de ensinopor
dc.subjectGestão do ensinopor
dc.titleDesafios para a implementação da lei Nº 11.769 de agosto de 2008 na perspectiva da gestão educacionalpor
dc.title.alternativeChallenges to implementation law n º 11.769 august 2008 in view of management educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo discute a obrigatoriedade do ensino de música instituída pela nova Lei N° 11.769/08 a partir da escuta de gestores educacionais da rede pública no município de Não- Me-Toque/RS. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com o intuito de analisar no contexto local quais são as implicações dessa obrigatoriedade sobre o currículo das escolas desta rede de ensino. Também foram realizadas pesquisas de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas que apontaram, basicamente, que o município está realizando a inclusão da Música com base em duas frentes de ação: a primeira direcionada à formação dos professores, e a segunda, à constituição de projetos extracurriculares, organizando Bandas Marciais, corais infantis, Bandas de instrumentos musicais e outros, com os mesmos estudantes dessas escolas, trabalhando com projetos. Os questionários foram realizados na SMECD- Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com a secretária municipal de educação, com dois professores de música responsáveis pela execução desses projetos e com a equipe diretiva de uma escola municipal, uma estadual e uma particular do nosso município. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a articulação com os estudos acerca da temática, em particular, a partir dos estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Pólo de Tio Hugo RS, na modalidade de Educação a Distância, salientando a sua importância tanto no âmbito municipal quanto institucional no sentido de promover estratégias que promovam a efetiva inserção da música nas escolas no contexto da Educação Básica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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