dc.contributor.advisor | Dutra, Cláudio Emelson | |
dc.creator | Rosa, Magdalena Castro da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T14:14:28Z | |
dc.date.available | 2023-05-26T14:14:28Z | |
dc.date.issued | 2005-03-16 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29216 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The school reprove is the phenomenon that is be worring all the people that
are interisting for quality of education. But, what it means? Answering this
question, the quality of education is that to prepare the citizen to live in the
community,according to progressist reference. In the first moment, this
work developed based in numbers and testimonys about the school reprove,
not only to analised your veracity but also to contribute with alternatives of
solutions. It resort to scientists about the education about the knowledges
needs in the world today. It reflecting and comparated with the reality of
school. It concluded that hasn’t a concord between action pedagogyc of
school and the cultural and social development. However, the reprove
phenomenon don’t worry the majority of teachers and, to authorities, it
means only speech. The solutions would be constructed by the collective of
teaches, trough continuated formation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Reprovação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Reprovação escolar | por |
dc.title.alternative | The school reprove | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | A reprovação escolar é um fenômeno que vem preocupando a todos
aqueles que, de um modo ou de outro, interessam-se por uma educação de
qualidade. E o que significa educação de qualidade? É aquela que prepara
o cidadão para viver e conviver em sociedade, de maneira produtiva,
segundo parâmetros progressistas. Elaborou-se este trabalho com base em
levantamento de fatos sobre a reprovação escolar, para constatar a sua
veracidade e ao mesmo tempo contribuir com algumas alternativas de
solução. Buscou-se no pensamento de vários teóricos dessa área a educação
ideal para o nosso contexto. Comparou-se com a realidade vigente na
escola e concluiu-se que há um descompasso entre a prática pedagógica
escolar e o avanço cultural da sociedade em que está inserida. No entanto, o
fenômeno da reprovação deixa de ser preocupação para grande parte dos
profissionais da educação, e para as autoridades educacionais é falácia
eleitoreira. Em âmbito escolar as soluções devem ser perseguidas no
coletivo dos educadores, através da formação continuada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |