dc.contributor.advisor | Benetti, Cláudia Cisiane | |
dc.creator | Amarante, Vânia do | |
dc.date.accessioned | 2023-05-30T14:13:13Z | |
dc.date.available | 2023-05-30T14:13:13Z | |
dc.date.issued | 2023-03-30 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29245 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Considering a pandemic context that brought fear, insecurity, and disconnection in the
resumption of face-to-face teaching, and corroborating with previous studies, it is understood
that research in the school space is a way of analyzing and understanding the school routine to
outline new courses of action. Thus, environmental education can play an important role in
rescuing and connecting subjects with the school space, establishing new ways of social,
cultural, and environmental integration. Through the descriptive qualitative methodology, this
work aimed to analyze the relationship of belonging of the students with the school, through
the application of environmental practices, using photography workshops and letter writing as
an investigation strategy. We carried out this work at the State Elementary School Wolmar
Antônio Salton in the municipality of Passo Fundo in Rio Grande do Sul state. Considering the
post-social isolation, where the sense of being at school is weakened, the results produced
visibility to the different realities that constitute the school, re-signifying and showing that
students have a relationship of belonging with the school, manifested through the practice of
sports, the use of the green areas, the artistic expressions of the graffiti on the walls and, by the
writings in the letters. In this sense, we concluded that environmental education is not a tool
that serves “for”, because in the school we carried out this research, environmental education
was and is being built throughout and after this work, through interaction, involvement, and
thinking together with students, exchanges, belonging to the green areas of the school, with art
on the walls, with the sports routine. With this, it is important to emphasize that in this context
of the resumption of face-to-face classes, after the COVID-19 pandemic, it is urgent to provide
group experiences, that promote acceptance and, also, training, re-signification, and individual
transformation of subjects, which may reflect changes in the community context and
relationships with the environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Pertencimento | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | Belonging | eng |
dc.title | Potências da fotografia e da escrita de cartas na educação ambiental com estudantes da educação básica no retorno ao ensino presencial | por |
dc.title.alternative | The power of photography and letter-writing in environmental education with basic education students returning to face-to-face education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | Partindo do contexto pandêmico que trouxe medo, insegurança e desconexão na retomada do
ensino presencial, e corroborando com estudos anteriores, entende-se que a pesquisa no espaço
escolar é uma forma de analisar e compreender o cotidiano escolar para traçar novos rumos de
atuação. Com isso, a educação ambiental pode ter um papel importante de resgatar e conectar
os sujeitos com o espaço escolar, estabelecendo novas maneiras de integração social, cultural e
ambiental. Através da metodologia de qualitativa descritiva, o objetivo desse trabalho, foi
analisar a relação de pertencimento dos estudantes com a escola, por meio de aplicação de
práticas ambientais, utilizando como estratégia de investigação a realização de oficinas de
fotografia e produção escritas de cartas. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Wolmar Antônio Salton no município de Passo Fundo no Rio Grande do Sul.
Considerando o pós isolamento social, onde os sentidos de ser e estar na escola se encontram
fragilizados, os resultados produziram visibilidade às diferentes realidades que constituem a
escola, ressignificando e mostrando que os estudantes têm uma relação de pertencimento com
a escola, manifestada através da prática esportiva, da utilização das áreas verdes da escola, das
expressões artísticas do grafite nas paredes e, pelos escritos presentes nas cartas. Nesse sentido,
conclui-se que, a educação ambiental não é uma ferramenta que serve “para”, pois na escola
onde essa pesquisa foi realizada, a educação ambiental foi e está sendo construída ao longo e
após esse trabalho, através do convívio, do envolver-se, do pensar junto aos estudantes, das
trocas, do pertencimento com as áreas verdes da escola, com a arte nas paredes, com a rotina
esportiva. Com isso, vale salientar que nesse contexto de retomada das aulas presenciais, pós
pandemia COVID 19, se torna urgente oportunizar experiências em grupo, que tendem a
promoção do acolhimento e, também, da formação, da ressignificação e da transformação
individual dos sujeitos, podendo refletir em mudanças no contexto comunitário e nas relações
com o meio ambiente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |