Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBenetti, Cláudia Cisiane
dc.creatorAmarante, Vânia do
dc.date.accessioned2023-05-30T14:13:13Z
dc.date.available2023-05-30T14:13:13Z
dc.date.issued2023-03-30
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29245
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2023.por
dc.description.abstractConsidering a pandemic context that brought fear, insecurity, and disconnection in the resumption of face-to-face teaching, and corroborating with previous studies, it is understood that research in the school space is a way of analyzing and understanding the school routine to outline new courses of action. Thus, environmental education can play an important role in rescuing and connecting subjects with the school space, establishing new ways of social, cultural, and environmental integration. Through the descriptive qualitative methodology, this work aimed to analyze the relationship of belonging of the students with the school, through the application of environmental practices, using photography workshops and letter writing as an investigation strategy. We carried out this work at the State Elementary School Wolmar Antônio Salton in the municipality of Passo Fundo in Rio Grande do Sul state. Considering the post-social isolation, where the sense of being at school is weakened, the results produced visibility to the different realities that constitute the school, re-signifying and showing that students have a relationship of belonging with the school, manifested through the practice of sports, the use of the green areas, the artistic expressions of the graffiti on the walls and, by the writings in the letters. In this sense, we concluded that environmental education is not a tool that serves “for”, because in the school we carried out this research, environmental education was and is being built throughout and after this work, through interaction, involvement, and thinking together with students, exchanges, belonging to the green areas of the school, with art on the walls, with the sports routine. With this, it is important to emphasize that in this context of the resumption of face-to-face classes, after the COVID-19 pandemic, it is urgent to provide group experiences, that promote acceptance and, also, training, re-signification, and individual transformation of subjects, which may reflect changes in the community context and relationships with the environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectPertencimentopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectBelongingeng
dc.titlePotências da fotografia e da escrita de cartas na educação ambiental com estudantes da educação básica no retorno ao ensino presencialpor
dc.title.alternativeThe power of photography and letter-writing in environmental education with basic education students returning to face-to-face educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoPartindo do contexto pandêmico que trouxe medo, insegurança e desconexão na retomada do ensino presencial, e corroborando com estudos anteriores, entende-se que a pesquisa no espaço escolar é uma forma de analisar e compreender o cotidiano escolar para traçar novos rumos de atuação. Com isso, a educação ambiental pode ter um papel importante de resgatar e conectar os sujeitos com o espaço escolar, estabelecendo novas maneiras de integração social, cultural e ambiental. Através da metodologia de qualitativa descritiva, o objetivo desse trabalho, foi analisar a relação de pertencimento dos estudantes com a escola, por meio de aplicação de práticas ambientais, utilizando como estratégia de investigação a realização de oficinas de fotografia e produção escritas de cartas. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Wolmar Antônio Salton no município de Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Considerando o pós isolamento social, onde os sentidos de ser e estar na escola se encontram fragilizados, os resultados produziram visibilidade às diferentes realidades que constituem a escola, ressignificando e mostrando que os estudantes têm uma relação de pertencimento com a escola, manifestada através da prática esportiva, da utilização das áreas verdes da escola, das expressões artísticas do grafite nas paredes e, pelos escritos presentes nas cartas. Nesse sentido, conclui-se que, a educação ambiental não é uma ferramenta que serve “para”, pois na escola onde essa pesquisa foi realizada, a educação ambiental foi e está sendo construída ao longo e após esse trabalho, através do convívio, do envolver-se, do pensar junto aos estudantes, das trocas, do pertencimento com as áreas verdes da escola, com a arte nas paredes, com a rotina esportiva. Com isso, vale salientar que nesse contexto de retomada das aulas presenciais, pós pandemia COVID 19, se torna urgente oportunizar experiências em grupo, que tendem a promoção do acolhimento e, também, da formação, da ressignificação e da transformação individual dos sujeitos, podendo refletir em mudanças no contexto comunitário e nas relações com o meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto